Schumacher defende ordens da Ferrari; Red Bull se revolta com o caso

Protagonista de algumas polêmicas nos tempos de Ferrari, envolvendo ordens para os pilotos traçarem de posição, Michel Schumacher foi honesto ao comentar o entrevero envolvendo Felipe Massa e Fernando Alonso, que acabou vencendo o GP da Alemanha deste domingo, também graças a uma ordem vinda via rádio para o brasileiro abrir passagem ao espanhol. “Faria […]

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Protagonista de algumas polêmicas nos tempos de Ferrari, envolvendo ordens para os pilotos traçarem de posição, Michel Schumacher foi honesto ao comentar o entrevero envolvendo Felipe Massa e Fernando Alonso, que acabou vencendo o GP da Alemanha deste domingo, também graças a uma ordem vinda via rádio para o brasileiro abrir passagem ao espanhol.

“Faria exatamente o mesmo. Em princípio, eu aceito totalmente ordens da equipe. Na Fórmula 1 existe apenas um objetivo: ser campeão – disse Schumacher, ex-piloto da Ferrari, em entrevista à TV BBC.

O alemão, hoje na Mercedes, viveu pelo menos duas vezes situação semelhante, ambas em 2002. Na Áustria, venceu a corrida após ordem dada a Rubens Barrichello, que estava em primeiro. Nos Estados Unidos, foi a vez do heptacampeão abrir passagem para o brasileiro vencer, curiosamente com a menor diferença da história da F-1, 0s011.

Revolta. Ao contrário de Schumacher, Christian Horner, chefe da Red Bull se mostrou revoltado com a atitude da Ferrari. “Tenho de dizer que esta é a ordem de equipe mais clara que já vi. Será interessante ver o que os comissários da FIA irão fazer neste caso. Para mim, foi tão claro quanto o episódio da Áustria, que provocou a criação da regra. É errado para o esporte. Os pilotos deveriam ser liberados para correr. Massa fez o melhor trabalho. Ele estava na liderança e o regulamento é bem claro: ordens de equipe não são permitidas.”

Vale lembrar que os dois pilotos da equipe, Mark Webber e Sebastian Vettel bateram ao disputar a vitória do GP da Turquia deste ano. Na mesma corrida, Lewis Hamilton e o campeão Jenson Button herdaram as primeiras posições e também quase se tocaram na luta pelo primeiro lugar, que acabou ficando com o McLaren número 2. 

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