Royalties: em resposta a pergunta de campo-grandense, Lula defende fundo social
Na coluna que assina às terças-feiras para publicação em 94 jornais cadastrados pelo governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou hoje senadores e deputados federais de “disputarem o pirão antes mesmo da pescaria” quando discutem a distribuição dos royalties da camada do pré-sal. Em resposta a uma pergunta da aposentada Vanda Cáceres […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na coluna que assina às terças-feiras para publicação em 94 jornais cadastrados pelo governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou hoje senadores e deputados federais de “disputarem o pirão antes mesmo da pescaria” quando discutem a distribuição dos royalties da camada do pré-sal.
Em resposta a uma pergunta da aposentada Vanda Cáceres Gonçalves, de Campo Grande (MS), o presidente afirmou que a intenção do governo, ao propor a definição de um marco regulatório de exploração das reservas de petróleo, era garantir o regime de partilha e a formação de um fundo social alimentado por recursos do pré-sal.
“Decidimos deixar a fórmula da divisão dos royalties para mais tarde. Mas esta questão foi a primeira a ser debatida no Congresso”, lamentou o presidente. Lula reafirmou que a discussão sobre a distribuição dos royalties “não é apropriada” em ano eleitoral.
De acordo com o presidente, o governo federal aceitou perder recursos para favorecer um acordo, mas os congressistas preferiram o “enfrentamento”. “Nós não podemos deixar que as paixões momentâneas influenciem decisões que devem valer por décadas”, afirmou. “Eu espero que o Congresso, passadas as eleições, saiba encontrar uma solução que contemple todos os Estados.”
A seção assinada por Lula responde a perguntas de leitores enviadas aos veículos cadastrados e repassadas à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O governo seleciona todas as semanas três perguntas. Só são escolhidas aquelas que tratam de “temas relacionados às políticas públicas e que tenham relevância e interesse jornalísticos”, segundo o Planalto.
Notícias mais lidas agora
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
Últimas Notícias
No início da tarde do Feriado da Divisão, chuvas se deslocam para região leste do Estado
Maior parte das precipitações se concentram nos municípios de Santa Rita do Pardo e Nova Andradina
Returno do Estadual da Série B começa no domingo com jogos em Itaporã e Campo Grande
Comercial recebe o Naviraiense no Estádio Jacques da Luz, enquanto o Sete de Setembro desafia o Águia Negra no Estádio Chavinha
Morre mulher ferida com tiro na cabeça enquanto filhos dormiam
Vizinhos relatam que o marido teria fugido do local afirmando ser o autor do disparo
Jovem de 22 anos acusado liderar espancamento e morte de homem é preso em Ponta Porã
Segundo a polícia, ele foi o responsável pela “finalização” da vítima com golpes de pedras e pedaços de pau em sua cabeça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.