“Responsabilidade é muito grande”, diz arcebispo do Brasil nomeado cardeal

O Papa Bento XVI nomeou neste sábado (20) novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles, está o brasileiro Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo. A cerimônia solene, conhecida como consistório, foi celebrada na basílica de São Pedro, no Vaticano. Esta é a terceira nomeação de cardeais no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Papa Bento XVI nomeou neste sábado (20) novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles, está o brasileiro Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo. A cerimônia solene, conhecida como consistório, foi celebrada na basílica de São Pedro, no Vaticano.

Esta é a terceira nomeação de cardeais no papado de Bento XVI. No total, 20 dos 24 novos cardeais têm menos de 80 anos. Isso significa que, no futuro, eles poderão participar do conclave que elegerá o sucessor do Papa.

Dom Raymundo Damasceno acredita que a nomeação indica confiança de Bento XVI. “É uma emoção muito grande porque é sempre um sinal de confiança do Papa Bento XVI em todos nós”, disse o arcebispo de Aparecida. “É também uma responsabilidade muito grande, porque somos chamados, os novos cardeais, a trabalhar mais diretamente com o Santo Padre no governo da Igreja naquilo que ele precisar e desejar de todos nós”.

Antes da cerimônia, o Vaticano pediu aos religiosos para assumirem mais responsabilidades para impedir o abuso de crianças por parte de padres. Em uma entrevista que será publicada em livro com lançamento previsto para a próxima semana, Bento XVI também afirmou que o uso da camisinha pode ser justificado em alguns casos, como o das prostitutas, por exemplo, para impedir que a Aids se espalhe.

Conteúdos relacionados