Rei da Suécia defende parceria na área Aeronáutica com o Brasil
O rei Carl XVI Gustaf apelou hoje (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar as parcerias de cooperação dos setores de defesa militar, tecnologia, educação e meio ambiente. Atualmente o governo brasileiro analisa a proposta sueca para a venda de aviões-caça. Os suecos disputam com os franceses e norte-americanos a exportação de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O rei Carl XVI Gustaf apelou hoje (24) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar as parcerias de cooperação dos setores de defesa militar, tecnologia, educação e meio ambiente. Atualmente o governo brasileiro analisa a proposta sueca para a venda de aviões-caça. Os suecos disputam com os franceses e norte-americanos a exportação de 36 aeronaves. Mas o assunto não foi diretamente mencionado.
“Eu estou confiante na parceria estratégia entre Suécia e Brasil”, afirmou o rei retribuindo o brinde oferecido pelo presidente Lula no almoço no Itamaraty. “Estamos ansiosos pela visita à Embraer [Empresa Brasileira da Aeronáutica que é fabricante de aviões para o uso comercial, executivo, agrícola e militar], em São José dos Campos [SP], e a possibilidade de cooperação entre os dois países na área da Aeronáutica”, disse.
Em abril, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve concluir um relatório técnico sobre a compra dos 36 aviões caças. O Ministério da Defesa analisa as propostas apresentadas pelas três empresas finalistas: a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet, e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault.
A expectativa é que depois de analisar o relatório técnico encaminhado por Jobim, o presidente Lula convoque o Conselho de Defesa Nacional. No governo não há consenso sobre qual das três propostas seria a ideal. Para setores das Forças Armadas, a transferência tecnológica dos franceses supera a apresentada pelos demais concorrentes.
Amanhã (25), os reis Carl XVI Gustaf e Silvia estarão em São Paulo onde visitam a sede da Embraer. Também têm encontro com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e empresários da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da Vale Soluções em Energia. O rei também participará de Seminário sobre Cooperação Tecnológica e Industrial bilateral.
Os reis encerram a visita ao Brasil no próximo fim de semana, quando irão a São Gabriel da Cachoeira, São Joaquim e Manaus – no Amazonas. O rei elogiou a iniciativa brasileira para combater a destruição da Amazônia e os esforços para o desenvolvimento de ações de defesa do meio ambiente e também dos direitos humanos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.