Ranking aponta MS como líder de intoxicações por remédios
No primeiro semestre de 2010, Mato Grosso do Sul se destacou no país através de uma preocupante estatística: a do estado com maior número de intoxicações por medicamentos do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica). De acordo com dados do Civitox, as causas dessas intoxicações são várias, com destaque […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No primeiro semestre de 2010, Mato Grosso do Sul se destacou no país através de uma preocupante estatística: a do estado com maior número de intoxicações por medicamentos do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).
De acordo com dados do Civitox, as causas dessas intoxicações são várias, com destaque para o acidente individual, erro de administração, uso terapêutico, prescrição médica inadequada, tentativa de suicídio e tentativa de aborto.
As intoxicações acidentais, geralmente são causadas por crianças, que por curiosidade ou por apreciar o sabor de determinados medicamentos (como alguns xaropes, por exemplo), ingerem os medicamentos. Já os erros de administração, são os acidentes causados pela troca ou confusão de frascos de remédios, como por exemplo, utilizar um descongestionante nasal como colírio, já que geralmente as embalagens são semelhantes.
Há também os casos de automedicação e tentativa de aborto, quando a pessoa está consciente da possibilidade de efeitos e conseqüências.
Os casos de erro de prescrição médica e intoxicação por terapêuticos são raros, mas podem ocorrer. As ocorrências mais comuns de intoxicação são as de tentativa de suicídio.
Dos casos registrados em Mato Grosso do Sul nesse primeiro semestre de 2010, a maioria ocorreu na área urbana e entre mulheres, cujas principais circunstâncias foram: 66% tentativa de suicídio; 1% tentativa de aborto; 2% automedicação; 4% erro de administração; 4% uso terapêutico e 22% acidente individual.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.