Programa de computador da Embrapa vai dar “nota ambiental” para fazendas do Pantanal

Várias fazendas no Pantanal são maiores que muitos municípios e controlam a forma como a ocupação humana interfere no ecossistema pantaneiro. Agora, essas unidades produtivas terão um programa de computador que promete avaliar todo funcionamento da propriedade e dar uma “nota ambiental” para cada fazenda. O software, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agro…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Várias fazendas no Pantanal são maiores que muitos municípios e controlam a forma como a ocupação humana interfere no ecossistema pantaneiro. Agora, essas unidades produtivas terão um programa de computador que promete avaliar todo funcionamento da propriedade e dar uma “nota ambiental” para cada fazenda.

O software, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, levou oito anos de pesquisa para ficar pronto e será lançado no próximo mês durante o Simpan (Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal).

A proposta do programa é avaliar a sustentabilidade das fazendas levando em conta os aspectos ambiental, econômico e social. Após o lançamento, o software será oferecido para algumas fazendas e disponibilizado para download pela internet.

Segundo os pesquisadores da Embrapa, a participação dos fazendeiros nos esforços pela conservação da região é essencial. Diferente da Amazônia, o Pantanal tem a maior parte do território na mão de particulares e não do poder público.

Segundo a Embrapa, a inclusão dos fazendeiros no processo de conservação é essencial, porque a maior parte das terras pantaneiras não pertencem ao Estado, diferentemente de outros ecossistemas, como a Amazônia.

Além dos proprietários de fazendas, funcionários também devem receber treinamento para utilizar o programa. Mas a intenção dos desenvolvedores é tornar o processo de avaliação extremamente simples. Os fazendeiros vão incluir informações solicitadas e terão o retorno automaticamente com a “nota ambiental”.

Conteúdos relacionados