Professores já podem oficializar escolha dos livros didáticos

Através do Guia Livros Didáticos PNLD 2011, os professores podem consultar e avaliar os livros didáticos para o ano letivo de 2011 do 6º ao 9º do ensino fundamental. O prazo para a formalização dos pedidos já começou, e segue até 4 de julho. No Guia do Livro Didático, também disponível no site www.sed.ms.gov.br, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Através do Guia Livros Didáticos PNLD 2011, os professores podem consultar e avaliar os livros didáticos para o ano letivo de 2011 do 6º ao 9º do ensino fundamental. O prazo para a formalização dos pedidos já começou, e segue até 4 de julho.

No Guia do Livro Didático, também disponível no site www.sed.ms.gov.br, o professor encontrará todas as coleções classificadas conforme a qualidade. O Guia permitirá que os professores, por meio da leitura das resenhas, possam avaliar o livro mais adequado às características regionais, ao interesse dos estudantes, ao projeto pedagógico da escola e aos Referenciais Curriculares da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino/MS.

É importante ressaltar que os professores têm liberdade de escolher as coleções de diferentes editoras, se for compatível com o projeto da escola, lembrando que se faz necessárias as devidas adaptações com os Referenciais Curriculares. Na escolha do livro didático, o professor deve levar em consideração alguns pontos fundamentais.

Entre eles, o Guia recomenda: a adequação ao projeto político-pedagógico da escola, sendo uma escola que pensa a educação como forma de emancipação do indivíduo, que se pretende democrática e que deseja que seus estudantes sejam autônomos com relação ao conhecimento, não pode trabalhar com livros cerceadores, fechados, autoritários, limitadores, pouco instigantes. O livro didático tem que estar a serviço do projeto político-pedagógico.

Conteúdos relacionados