Os estabelecimentos penais de regime fechado de e Aquidauana, unidades da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), iniciam na próxima segunda-feira (21) as comemorações alusivas à Semana do Encarcerado, com uma ampla programação, abordando desde palestras educativas e eventos culturais a torneios esportivos e concursos de redação e pintura. A Semana do Encarcerado encerra na sexta-feira (25).

Em Aquidauana, a comemoração envolverá apresentações artísticas e culturais, palestras educativas, competições esportivas e atividades voltadas a questões de saúde e religiosas, além da realização de um curso de armazenamento e manuseio de alimentos.

Já em Cassilândia, a programação prevê apresentação de dança por alunos da Apae, musical com a cantora Flávia Carvalho Secco, “sessão de cinema” e concursos de truco, dama, dominó, bozó e futebol. Também serão premiados os internos que fizerem a melhor redação, melhor desenho, e tiverem o melhor desempenho no karaokê.

Estão programadas, ainda, palestras sobre saúde e de interesse socioeducativo para os internos. Um dos palestrantes convidados é o diretor de Operações da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes, que abordará o tema: “O voto do preso provisório”.

A “Semana do Encarcerado” é realizada em várias unidades penais de Mato Grosso do Sul, em diferentes datas entre os meses de junho e julho, seguindo o calendário escolar dos reeducandos. O evento tem por objetivo promover uma maior reflexão sobre a questão prisional e a integração entre os internos.