PMA multa proprietária rural em R$ 200 mil por erosões em fazenda

Policiais Militares Ambientais de Bataguassu, em fiscalização na região de Anaurilândia autuaram, hoje (10) às 11h45min da manhã, Helena Santos Barbosa, 45 anos, residente em sua propriedade rural a Fazenda Santa Rita em Anaurilândia. Os policiais localizaram na propriedade vários processos erosivos e voçorocas, com afloramento do lençol freático, afetando uma área de nascentes,…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Policiais Militares Ambientais de Bataguassu, em fiscalização na região de Anaurilândia autuaram, hoje (10) às 11h45min da manhã, Helena Santos Barbosa, 45 anos, residente em sua propriedade rural a Fazenda Santa Rita em Anaurilândia. Os policiais localizaram na propriedade vários processos erosivos e voçorocas, com afloramento do lençol freático, afetando uma área de nascentes, que transportava areia e sedimentos diretamente ao leito do Rio Três Barras, causando assoreamento.

Os processos erosivos na Fazenda Santa Rita teriam surgido, em razão da falta de conservação do solo, que é obrigatória pela legislação nas intervenções feitas para a produção em propriedades rurais. Os policiais perceberam total desprezo com a conservação do solo.

A PMA determinou a interdição da área,  para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. Helena também foi autuada administrativamente, sendo multada em R$ 200 mil. A proprietária também foi notificada a apresentar projeto de recuperação de área degradada (PRAD) junto aos órgãos ambientais, no prazo máximo de 30 dias.

A PMA lembra aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão de meio ambiente.

Conteúdos relacionados