PMA autua Brasileiros e Paraguaio por extração ilegal de areia

Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho autuaram neste sábado (13) três brasileiros e um paraguaio que extraíam areia em área de preservação permanente (APP). Os brasileiros M. C., R. C. e V. E., residentes em Porto Murtinho, extraíam areia artesanalmente em um ponto às margens do rio Amongijá, a aproximadamente 200 metros de onde deságua […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho autuaram neste sábado (13) três brasileiros e um paraguaio que extraíam areia em área de preservação permanente (APP).

Os brasileiros M. C., R. C. e V. E., residentes em Porto Murtinho, extraíam areia artesanalmente em um ponto às margens do rio Amongijá, a aproximadamente 200 metros de onde deságua no rio Paraguai.

Próximo aos brasileiros, a aproximadamente 100 metros adiante, foi surpreendido praticando o mesmo ato, o Paraguaio V. R. D. B., residente em Carmelo Peralta (Paraguai). Com os autuados foram apreendidos 1 carroça e 3 animais, além de 1 m³ de areia que eles haviam extraído
Cada um dos autuados recebeu multa de R$ 5.000. Eles responderão por crime ambiental previsto pelo artigo 44 da lei de crimes ambientais (9.605/98). A pena para este crime é de 6 meses a 1 ano de detenção.

A PMA está mantendo vigilância neste tipo de extração de areia, comum na região, que está casando degradação nas margens e matas ciliares dos rios, causando inclusive, erosão de margem e favorecendo ao assoreamento.  

Conteúdos relacionados