Petista critica CPMF e defende CSS para custear a saúde pública

Em meio à polêmica nacional sobre a possibilida de retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) criada em 1996 e interrompida em 2007 por não atender o objetivo de sua criação: a destinação de recursos para a Saúde, o deputado estadual Pedro Teruel defendeu que seja instituída a CSS (Contribuição Social para Saúde) para […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em meio à polêmica nacional sobre a possibilida de retorno da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) criada em 1996 e interrompida em 2007 por não atender o objetivo de sua criação: a destinação de recursos para a Saúde, o deputado estadual Pedro Teruel defendeu que seja instituída a CSS (Contribuição Social para Saúde) para custear o setor.

A proposta da criação da CSS está em tramitação no Congresso Nacional. Teruel defende que o projeto seja discutido e que seja uma contribuição justa.

“Hoje no Brasil quem ganha muito contribui pouco com a saúde. Quem ganha pouco contribui mais. A cobrança da CSS não pode ser como era a CPMF. Primeiro ela deve ir direto para a Saúde. Em segundo lugar deve ser acima de uma movimentação alta, para não prejudicar a população mais pobre, autônomos e os micro-empresários”, explica Teruel sugerindo que a cobrança seja efetuada a partir de movimentações financeiras acima de R$ 10 mil.

Teruel destaca que a parcela da população que contribuiria com a CSS é pequena, mas com forte poder aquisitivo. “Que não quer destina uma pequena porcentagem dessa movimentação é porque não depende do Posto de Saúde ou não tem noção do caos vivido pelos pacientes nos hospitais. A tramitação da CSS emperra por conta dessa minoria de pessoas, que são representados pelas pessoas mais ricas, grandes empresários e poderosos grupos financeiros”.

O deputado acredita que o número de pessoas que contribuíra coma CSS não deverá chegar a 20% da população caso sejam adotados os parâmetros de movimentação financeira a partir de R$ 10 mil.

Conteúdos relacionados