A primeira reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os dez novos ministros empossados na última quarta-feira começou com 40 minutos de atraso nesta segunda-feira (5). Além dos novos ministros, os titulares das outras 27 pastas também participam do encontro na Granja do Torto, em Brasília.

A reunião, que estava prevista para as 9h, começou sem a presença dos ministros da Saúde, José Gomes Temporão, do Trabalho, Carlos Lupi, e da Secretaria da Mulher, Nilcéa Freire, por causa da situação complicada dos voos do Rio de Janeiro, ainda consequência do mau tempo na capital carioca no final de semana.

Na pauta da reunião desta segunda-feira (5), está a cartilha elaborada pela AGU (Advocacia Geral da União) sobre como os ministros devem se comportar no ano eleitoral. Além disso, Lula quer saber dos novos ministros, em sua maioria ex-secretários executivos dos ministérios, como está a execução dos principais projetos de suas pastas.

A Cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais nas Eleições de 2010, elaborada pela AGU, lista ações proibidas pela Justiça Eleitoral a agentes públicos nos três meses que antecedem as eleições, como, por exemplo, o aumento de despesas de publicidade ou a promoção pessoal sobre obras do governo.

Durante o encontro o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fará uma análise aos novos ministros da situação econômica do país. A reunião será encerrada com a fala do presidente Lula, que deve falar sobre a estratégia de ação do governo até o fim do ano.