Apesar de ser considerado crimes ambientais, ainda existem muitas pessoas que insistem em atear fogo em terrenos baldios, este é um problema nacional. Em não é diferente; frequentemente o Corpo de Bombeiros recebe ligações de pessoas denunciando as queimadas que acontecem no perímetro urbano.

Essas queimadas causam muita fumaça que incomoda quem tem roupa no varal, e de quem possui problemas respiratórios, além de por em riscos as residências vizinhas a esses terrenos, colocando em risco as vidas dos moradores.

Na tarde de ontem (9), moradores do bairro Classe A, foram sufocados pela fumaça causada por fogo ateados em terrenos entre as Ruas Alamedas dos Pardais, Alamedas Celeste Bertele e Alamedas das Garças. Além de muita fumaça o fogo que atingiu mais de dois metros de altura, ameaçando as residências vizinhas.

Moradores tentaram controlar o fogo, jogando água com mangueiras de jardins e balde com água até a chegada do corpo de bombeiros que apagou o fogo. A inda não se sabe quem foi que ateou fogo nos terrenos.

Em naviraí a vários terrenos que se se encontram deixados no abandono e cobertos por matos. A prefeitura começou a notificar os donos desses terrenos que se forem reincidentes terão que pagar multas.

Sabendo disso muitos donos de terrenos em vez de fazer a limpeza capinando ou roçando, preferem atear fogo nos mesmo.

As queimadas estão proibidas em todo o Estado tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. Quem for pego fazendo queimada pode ser atuado em flagrante por crime ambiental e poderá pagar multa administrativa no valor que for interpretado o crime ambiental.