Pular para o conteúdo
Geral

MPE faz nota de desagravo em defesa de promotora e critica prefeito Trad Filho

Problemas nos postos de Saúde constatados em vistorias do MPE resultaram em mal estar entre Promotoria e Prefeitura de Campo Grande
Arquivo -

Problemas nos postos de Saúde constatados em vistorias do MPE resultaram em mal estar entre Promotoria e Prefeitura de

O MPE (Ministério Público Estadual), através do Colégio de Procuradores de Justiça, divulgou nesta manhã uma moção de apoio e nota de desagravo em defesa da promotora Sara Francisco Silva, alvo de criticas do prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) pelas inspeções feitas de madrugada nas unidades de Saúde.

O MPE tem apontado os problemas e cabe ao órgão cobrar da Prefeitura as soluções. Mas, até agora, as questões relativas à saúde pública, principalmente que dizem respeito as filas nas madrugadas e falta de pediatras continuam sendo problemas da população conforme matérias já divulgadas pela imprensa.

Segue abaixo a nota de desagravo na íntegra:

O COLÉGIO DE PROCURADORES DE JUSTIÇA, Órgão máximo da Instituição, aprovou por unanimidade, em Sessão Ordinária do dia 30 de março de 2010, a expedição de MOÇÃO DE APOIO e NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO, em favor da doutora promotora de Justiça da Cidadania, Dra. SARA FRANCISCO SILVA, em virtude de ela ter sofrido pesadas críticas e ofensas, divulgadas através da mídia, perpretadas pelo Prefeito Municipal desta Capital, Nelson Trad Filho, quando efetuara, no cumprimento do seu dever funcional, na madrugada do dia 12 de março de 2010, inspeções em Unidades Públicas de Atendimento à Saúde, tais como: Santa Casa, Centro Especializado Municipal, Centro Regional de Saúde, Unidade Básica de Saúde do Bairro Universitário, Centro Regional de Saúde do Bairro Guanandi e Unidade Básica de Saúde Dona Neta, visando a verificar se tais estabelecimentos estavam cumprindo efetivo atendimento ao público.
Durante a vistoria, a dedicada Promotora de Justiça registrou casos de demora no atendimento, com filas na madrugada e, não obstante a informatização adotada nos centros e unidades de saúde visitados, constatou a continuidade dos problemas, podendo resultar na instauração de inquérito ou ação civil pública.
É certo que a Promotora de Justiça da Cidadania, Dra. Sara Francisco Silva, há tempos vem desenvolvendo seu trabalho, mormente nas questões relacionadas à saúde, com efetiva dedicação e extremado empenho. E não foi diferente no caso em tela, posto que, dentro de suas atribuições legais, após várias reuniões com representantes da área de saúde do Município, procurando minimizar os problemas que afetam os usuários do Sistema Único de Saúde, notadamente quanto às filas e presença de médicos nas respectivas unidades, não obtendo o resultado esperado, ao promover inspeções nesses locais, acabou por constatar a continuidade dessas irregularidades.
Diante disso, o Colégio de Procuradores de Justiça destaca que a Promotora de Justiça agiu no fiel cumprimento de suas atribuições, pois compete ao Ministério Público “exercer a defesa dos direitos assegurados nas Constituições Federal e Estadual, sempre que se cuidar de garantir-lhe o respeito pelos órgãos da Administração Pública Estadual ou Municipal” (Lei nº 8.625/93 – Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, art. 27, inciso II), podendo para tanto “promover inspeções e diligências investigatórias junto às autoridades, órgãos e entidades” da administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, art. 26, inciso I, letra “c”).
Por fim, a Procuradoria-Geral de Justiça e os Órgãos Superiores do Ministério Público Estadual, continuarão a incentivar as Promotorias de Justiça a cumprirem com suas atribuições legais, na defesa intransigente dos interesses da sociedade sul-mato-grossense.
Campo Grande, 9 de abril de 2010.

GERARDO ERIBERTO DE MORAIS
Procurador-Geral de Justiça em exercício e
Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça

OLAVO MONTEIRO MASCARENHAS
Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento    Institucional

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados