O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira (20) o número de brasileiros aptos a votar nas eleições do próximo dia 3 de outubro. Serão 135.804.433 eleitores, quantidade 7,9% maior do que na última eleição presidencial, em 2006, quando pouco mais de 125 milhões de cidadãos podiam exercer o seu direito ao voto.

O TSE chegou a divulgar, durante coletiva à imprensa, que o crescimento do eleitorado era de 8,5%. Posteriormente, o site do tribunal corrigiu a informação e divulgou um aumento de 7,8%. Os cálculos feitos em cima dos dados divulgados, no entanto, mostram que o número de eleitores apresentou aumento mais próximo de 7,9%.

Pelo sistema biométrico, que identifica a impressão digital do eleitor e evita possíveis fraudes, 1,1 milhão de eleitores estão aptos a votar em 60 municípios de 23 Estados.

Lewandowski também confirmou que as mulheres continuam sendo a maior parcela do eleitorado. Enquanto elas respondem por 51,8%, os homens totalizam 48% dos aptos a votar. Essa relação é praticamente a mesma verificada nas duas últimas eleições. Chama atenção que mais de 148 mil brasileiros não tenham declarado o sexo na hora de registrar o seu título de eleitor.