Lula garantiu que vetará emenda sobre royalties, diz Minc
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou nesta quarta-feira em evento no Rio de Janeiro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe garantiu que vetará a chamada emenda Ibsen, que trata da redivisão dos royalties do petróleo, caso ela seja aprovada no Congresso. A emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada pela Câmara […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou nesta quarta-feira em evento no Rio de Janeiro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe garantiu que vetará a chamada emenda Ibsen, que trata da redivisão dos royalties do petróleo, caso ela seja aprovada no Congresso.
A emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, dividiu igualmente os royalties do pré-sal entre os três entes federativos, sem distinção entre produtores e não produtores.
A emenda, que prejudica especialmente os Estados que centralizam a produção, como o Rio e o Espírito Santo, passará agora pelo Senado.
“Essa não é uma covardia só com o Rio, mas também contra o Brasil e os compromissos que o país assumiu, inclusive na Copa e nas Olimpíadas”, disse, ao participar de manifestação que reuniu mais de 80 mil pessoas no Rio a favor dos royalties para o Estado. “A Justiça vai barrar isso, e o presidente Lula já me garantiu que vetará essa covardia contra o Rio.”
Para Minc, a mudança da distribuição dos recursos prejudicaria a realização dos dois eventos esportivos no país, em 2014 e 2016, e representaria um “mico federal” para o Brasil.
Ele destacou ainda que a aprovação da emenda prejudicaria os cuidados ambientais no Estado. “Os royalties são a contrapartida do risco ambiental. Se tiver algum desastre ambiental, não será Rondônia, Mato Grosso ou outro Estado quem vai sofrer. O impacto vai ser nas praias, no turismo e na saúde do Rio”, disse.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.