Líder dos mineiros será o último a ser resgatado no Chile
O drama dos homens presos em uma mina no norte do Chile começa a terminar à 0h desta quarta-feira. Está previsto para esse horário o início da retirada dos trabalhadores, que não veem a luz do sol há mais de dois meses. Mas, para um deles, a espera será maior: Luis Urzúa, de 54 anos, líder […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O drama dos homens presos em uma mina no norte do Chile começa a terminar à 0h desta quarta-feira. Está previsto para esse horário o início da retirada dos trabalhadores, que não veem a luz do sol há mais de dois meses. Mas, para um deles, a espera será maior: Luis Urzúa, de 54 anos, líder do grupo de 33 homens, será o último a sair.
Os mineiros sairão um a um, em uma operação que pode demorar dois dias para ser concluída.
Um membro da equipe que coordena o resgate resumiu nesta segunda-feira (11) a situação ao jornal chileno El Mercurio.
– Ao final, sairá o chefe, o trabalhador com maior hierarquia. Como nos barcos, o capitão é o último a sair.
Logo antes dele, sairão os mineiros Pedro Cortez e Ariel Ticona, 31º e 32º a serem retirados, respectivamente, da mina San José. A estada prolongada em relação aos demais se deve, no caso deles, à habilidade para trabalhar com as redes de telecomunicações, o que vai ajudar no resgate dos demais.
Segundo o El Mercurio, os mineiros chegaram a fazer um sorteio para definir a ordem de saída. Mas ela não terá muito peso no final. A princípio, deixará a mina um grupo de cinco mineiros considerados mais “hábeis”. Depois, saem os doentes. E, por fim, os demais trabalhadores.
Uma fonte responsável pelo resgate explicou ao jornal chileno o que pesou na decisão.
– Aqui, serão considerados fatores técnicos, médicos e políticos.
Talvez por esse último critério, o primeiro a sair será o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos, único estrangeiro da equipe. À sua espera, na superfície, estarão não somente familiares, mas o próprio presidente da Bolívia, Evo Morales. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, também presenciará o resgate.
Operação começa com descida de quatro membros do resgate
O ministro da Mineração do Chile, Laurence Goldborne, disse ao jornal La Tercera que a cápsula que levará os trabalhadores à superfície chegou nesta segunda-feira ao abrigo onde eles estão – após atravessar o túnel escavado por uma das três máquinas instaladas para fazer esse trabalho. Ele se disse confiante na segurança da operação.
– Os resultados foram muito promissores, muito positivos. A cápsula se comporta muito bem dentro do duto, se adapta ao deslocamento […], não existe movimento nem bamboleio.
A operação começará com a descida de quatro membros da equipe de resgate à mina, dois deles profissionais da área de mineração e dois enfermeiros.
Ele informou também que uma segunda máquina perfuradora está concluindo um outro túnel. Isso ajudará a obter uma saída alternativa, caso haja imprevistos.
O drama dos mineiros começou no último dia 5 de agosto, quando houve desabamentos na mina San José, em Copiapó, 800 km ao norte de Santiago. Eles estão a uma profundidade de cerca de 700 metros.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.