Leitura é incentivada em presídios do Estado
Com bibliotecas instaladas em 23 presídios de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) procura incentivar a atividade entre os internos. Campo Grande, Dourados, Cassilândia, Corumbá, Naviraí e Bataguassu são alguns dos municípios onde há bibliotecas instaladas nas unidades prisionais. “Em alguns locais não existe espaço físico exc…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com bibliotecas instaladas em 23 presídios de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) procura incentivar a atividade entre os internos.
Campo Grande, Dourados, Cassilândia, Corumbá, Naviraí e Bataguassu são alguns dos municípios onde há bibliotecas instaladas nas unidades prisionais. “Em alguns locais não existe espaço físico exclusivo destinado à biblioteca, mas há um armário onde as obras são guardadas”, explica a supervisora da divisão de Educação da Agepen Elaine Arima Xavier Castro.
Algumas unidades chegam a ter mais de 3,4 mil livros, como é o caso do presídio de Dourados. Em Campo Grande existem bibliotecas no presídio de Segurança Máxima, Instituto Penal, Presídio de Trânsito, além dos presídios femininos Irmã Irma Sorzi e o semi-aberto.
Os livros religiosos –espíritas-, de auto-ajuda, de contos e poesias são os mais procurados. Segundo a supervisora, pode-se observar que as mulheres leem mais que os homens.
A Agepen recebe doação de livros, que pode ser feita para a Diretoria de Assistência Penitenciária localizada na Rua Santa Maria, 1307, bairro Coronel Antonino. O telefone para contato é o (*67) 3901-1460. “Pedimos que sejam livros de leitura como romances, auto-ajuda e religiosos”, diz Elaine, citando as preferências dos internos. Quanto a revistas, a supervisora ressalta que as de artesanato ou as de informação recentes também são bem-vindas.
Em Mato Grosso do Sul existem 9 411 presos em 44 unidades penais em regime fechado, aberto e semi-aberto. Do total de internos 840 frequentam as aulas ministradas dentro dos presídios. O estudo apresenta reflexos positivos no comportamento dos internos. “Os que estudam tem uma rotina estabelecida e disciplina diferenciada dentro da unidade prisional”, constata Elaine.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.