Jornais da Grande Dourados noticiam discurso de senador Valter Pereira sobre Midiamax
Os jornais da região da Grande Dourados repercutiram o pronunciamento feito pelo senador Valter Pereira (PMDB), que ontem defendeu na tribuna do Senado a liberdade de expressão e repercutiu nacionalmente o problema enfrentado pelo jornal Midiamax. A publicação foi feita pelo Diário MS, BBC News, Dourados Informa e Folha de Dourados. Leia o texto na íntegra: […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os jornais da região da Grande Dourados repercutiram o pronunciamento feito pelo senador Valter Pereira (PMDB), que ontem defendeu na tribuna do Senado a liberdade de expressão e repercutiu nacionalmente o problema enfrentado pelo jornal Midiamax. A publicação foi feita pelo Diário MS, BBC News, Dourados Informa e Folha de Dourados. Leia o texto na íntegra:
O senador Valter Pereira, do PMDB, mesmo partido das principais autoridades políticas de Mato Grosso do Sul, como o governador André Puccinelli, o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos e do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad, comentou hoje, em pronunciamento no Senado, o misterioso e fraudulento ataque que tirou o Midiamax do ar na semana passada.
Em sua fala, que durou cerca de 15 minutos, o parlamentar prometeu “acompanhar atentamente o caso”, e cobrar do Ministério da Justiça e da Polícia Federal “uma profunda investigação”, para descobrir “aqueles que estão por trás desse ato criminoso, não só contra o Midiamax, mas contra a imprensa brasileira”.
Valter Pereira iniciou seu discurso citando as censuras à imprensa impostas em países como Coréia do Norte, China e Venezuela. “Os inimigos da livre circulação das ideias e da informação passam a usar as armas da pirataria que são manejadas hoje por hackers, verdadeiros criminosos, invisíveis e destrutíveis”, narrou o senador.
A partir daí, o parlamentar detalhou o episódio sofrido pelo Midiamax. “E foi exatamente isso o que aconteceu recentemente com um dos maiores portais de noticias de toda a região centro-oeste, a Midiamax ou Midiamaxnews, sediada em Campo Grande. Delinquentes do cyberespaço perpetraram um duro ataque a ele e o tiraram do ar por quase uma semana”.
Na sequência, o senador revelou no discurso que os técnicos dos datacenters do Rio de Janeiro e de Nova Iorque, provedores do serviço de Internet ao Midiamax, descobriram, assim que site foi tirado do ar, que os conteúdos originais do jornal haviam sido apagados.
Valter Pereira relembrou ainda que a direção do Midiamax pediu a abertura de investigação a Polícia Federal do Rio de Janeiro e que o crime contra o jornal foi manifestado pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa), órgão que disse ter ficado “perplexo” com o episódio.
O senador disse que agora é uma temeridade apontar o possível criminoso. “Não se pode sair acusando ninguém sem provas, mas, quando se trata de fraudes, sempre cabe a pergunta latina “Cui prodest? [quem, o quê, quando, como e por quê]”.
Logo adiante, o parlamentar arrematou: “a verdade é que estamos em pleno ano de eleições e essa circunstância fatalmente semeia as mais díspares suspeitas. E elas se agravam na medida que o referido órgão de comunicação suscita questões polêmicas que contrariam grandes interesses políticos e econômicos”.
(Matéria editada às 13h53 para acréscimo de informação)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.