O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) registrou queda de 75% nas doações de sangue nas últimas semanas devido ao frio que tem feito no Estado. Todo o estoque está em baixa e os tipos de sangue que mais se necessita são A, B e O, sendo todos de tipagens negativa. A média de doações diárias no Hemosul fica em torno de 140. Com a queda da temperatura, as coletas chegam no máximo a 50.

Este mês o Hemosul realiza campanha na prefeitura da capital, em empresas e nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Nova Andradina. De acordo com a assessoria do Hemosul, as coletas realizadas no interior do Estado fazem diferença significativa no estoque, pois a estimativa é que sejam feitas cerca de 200 doações. Na última campanha realizada em São Gabriel do Oeste foram coletadas 197 bolsas.

Quem tiver interesse em doar sangue é necessário portar documentos de identificação com foto, ter entre 18 a 65 anos, pesar mais que 50kg, estar bem de saúde e bem alimentado. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três. Após a coleta, são feitos exames de tipagem sanguíneas, hepatite B e C, doença de chagas, sífilis e HIV. O doador tem acesso a esses exames gratuitamente. O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 1.304 e funciona de segunda a sexta das 7 às 17h30 e aos sábados das 7 às 12h30.