Hemosul espera 200 doações neste Dia Nacional do Doador
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e desde o início da manhã até o fechamento desta matéria, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) já tinha contabilizado cerca de 70 doações. De acordo com coordenador geral da Hemorrede do Estado, Osnei Okumoto, a previsão é de que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quinta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e desde o início da manhã até o fechamento desta matéria, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemosul) já tinha contabilizado cerca de 70 doações. De acordo com coordenador geral da Hemorrede do Estado, Osnei Okumoto, a previsão é de que o número de doadores chegue a 200 até o fim da tarde.
“Hoje estamos com grande número de doadores no Hemosul e é um dia de agradecimento por todos aqueles que durante o ano estão sempre aqui doando. É agradecer aquela pessoa que não é altruísta, ou seja, que doa sangue sem esperar algo em troca”, ressalta Osnei Okumoto. Hoje o Hemosul está oferecendo um lanche especial para quem doar sangue.
O coordenador da Hemorrede informa que o Hemosul trabalha com a fidelização de doadores e que só em Campo Grande são 100 mil cadastrados, sendo que 40 mil são doadores dão retorno. Deste total, 80% são homens com idade entre 25 e 40 anos. “Esta fidelização parte dos próprios doadores que veem a saúde como importante e também bom atendimento do Hemosul que informa ao doador todas as etapas de uma doação e esclarece aqueles antigos mitos”, afirma.
Outro fator que contribui para o número de doadores e fidelização são iniciativas que o Hemosul vem desenvolvendo ao longo dos anos. Osnei Okumoto lembra de um trabalho realizado na Rede Pública e Particular de Ensino desde o ano de 1999, conhecido como Doador do Amanhã. “Falamos aos alunos menores de 18 anos sobre a importância da doação de sangue, como se processa e quais os exames são feitos. Com todas essas informações o adolescente convida pais, tios e outros parentes para doar sangue e quando eles atingem a maioridade até eles se tornam doadores”, conta.
Balanço
Osnei Okumoto informa que no Estado a média anual é de 60 mil doações e que até o inicio deste mês o volume já chega a 55 mil doações. “O volume de doações também tem a contribuição da imprensa que nos ajuda todas as vezes que precisamos de doações”, aponta. Este número de doações está de acordo com o que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). “O número ideal da OMS é de ter entre 3 e 5% da população como doadores de sangue e no Estado este índice é de 2,5%. Já na Capital, o Hemosul em parceria com a Santa Casa, Hospitais Regional e Universitário chegam a 3%”, informa.
Caminhada
A comunidade está convidada a ter um final de semana voltado para a atenção à saúde e à importância da doação de sangue e medula óssea. O Hemosul realiza no próximo domingo (28), às 8 horas, com o apoio do Sesc/MS, a I Caminhada pela Vida Hemosul MS.
Até agora são quase 400 inscritos. Todos que quiserem se inscrever têm até hoje (25). O cadastro gratuito para participação pode ser feito no Hemosul, que fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304; nos Núcleos Hemoterápicos dos hospitais Universitário e Regional e na Academia M3, na rua Dr. Paulo Machado, 744, bairro Santa Fé.
Os participantes inscritos ganham camiseta da caminhada, isotônico, frutas e água para o evento. Também haverá sorteio de prêmios. As crianças terão a companhia de dois mascotes: do Hemosul e do Sesc. Durante o evento o Hemosul promove ainda uma campanha para doação de medula óssea, com o cadastramento de doadores.
A caminhada terá cinco quilômetros, com saída da frente do Sesc Camilo Boni – avenida Afonso Pena, 3.469, até o Parque das Nações Indígenas. Mais informações podem ser obtidas através do Hemosul, no telefone 3312-1518.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.