Fogo atinge área da Base Aérea da Capital

Queimada mobilizou quatro viaturas e ao menos 40 brigadistas; previsão do tempo prevê forte sol nesta segunda-feira e, ao menos até a manhã de hoje, os meteorologistas não viam ocorrências de chuvas na região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Queimada mobilizou quatro viaturas e ao menos 40 brigadistas; previsão do tempo prevê forte sol nesta segunda-feira e, ao menos até a manhã de hoje, os meteorologistas não viam ocorrências de chuvas na região

O fogo consome uma mata que fica no interior da Base Aérea de Campo Grande, desde as 5 horas da manhã desta segunda-feira (6). Ainda não foi possível calcular a área atingida, mas quatro caminhões do Corpo de Bombeiros e 40 brigadistas atuam no combate às chamas.

O local fica próximo a um dos radares da Base Aérea e do conjunto União. Apesar da fumaça atrapalhar a operação, há caminhões-pipa dos bombeiros e também da Base Aérea e Infraero para auxiliar os soldados a combater as chamas do fogo.

Em geral, os incêndios florestais são associados à baixa umidade relativa do ar, falta de chuva e temperatura elevada. Esses três fatores juntos aumentam a possibilidade de focos de incêndios florestais e propiciam a propagação do fogo. Campo Grande está sem registro de chuva há pelo menos 50 dias.

Apesar da baixa umidade relativa do ar, vegetação propícia e ventos fortes, o que mais contribui para o aumento de ocorrências de focos de incêndios florestais é a atuação direta ou indireta do homem. Nestes casos, a comunidade deve comunicar o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal.

Provocar incêndio é uma atitude criminosa prevista em lei. Pelo Código Penal, a prática que coloca em risco a vida, a integridade física ou o patrimônio de terceiros pode dar pena de reclusão e multa. Já na legislação ambiental, o incêndio pode resultar em penalidade de multa de R$ 1 mil a 7 mil por hectare.

Previsão do tempo

A previsão para Campo Grande nesta segunda-feira é de predomínio de sol, com temperaturas entre 15 e 28 graus. A umidade relativa do ar permanece em estado de atenção, e varia de 20 a 55%. Não há previsão de chuva na Capital.

Conteúdos relacionados