Feriado prolongado em São Gabriel do Oeste terá cinema de graça
O feriado prolongado começou animado em São Gabriel do Oeste com a chegada do Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não têm cinema. O projeto está no município desde a noite de sexta-feira (08/10), permanecendo na cidade até este domingo (10/10) com as exibições dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O feriado prolongado começou animado em São Gabriel do Oeste com a chegada do Cine Sesi Cultural, que leva cinema de graça para os moradores das cidades do interior onde não têm cinema. O projeto está no município desde a noite de sexta-feira (08/10), permanecendo na cidade até este domingo (10/10) com as exibições dos curtas e longas metragens “Até O Sol Raiar” e “Se Eu Fosse Você 2”, “O Branco” e “Pequenas Histórias” no segundo dia e “Vida Maria” e “A Era do Gelo 3” no terceiro e último dia.
As exibições começam sempre a partir das 18h30 na praça central, que fica na Rua São Paulo ao lado da Igreja Matriz. Assistindo ao primeiro dia do evento com a família, o prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, destacou a importância do projeto para tornar acessível a cultura e levar entretenimento à população. “É uma iniciativa louvável por proporcionar a essas pessoas que não tiveram acesso a uma sala de exibição, uma oportunidade como esta de assistir um filme no telão com a família de graça no final de semana.
As pessoas ficaram muito interessadas e assim como neste primeiro dia, centenas de pessoas virão para as próximas exibições”, declarou. A dona de casa Rosana Araújo Costa, de 31 anos, casada com o mestre de obras Charles Stauld, 32 anos, conta que a família de quatro pessoas andou a pé por cerca de uma hora para poder acompanhar pela primeira vez a exibição de um filme em uma grande tela. “Nós sempre moramos em São Gabriel do Oeste e aqui não tem cinema. Por isso, a gente não tem nem idéia de como é um cinema de verdade e hoje nós viemos cedo lá do Bairro Milani para poder garantir lugares para todos juntos”, disse.
O marido confessa que não gosta de sair de casa, mas ficou animado com a possibilidade de fazer um programa inédito com a família e de graça. “É bom sair todos juntos e aqui até a pipoca é de graça, num vou gastar nada e está todo mundo feliz hoje”, declarou, acrescentando que já prometeu para esposa que vai voltar com ela nos outros dois dias de sessão. Eufóricas, as filhas de 10 e 15 anos, Adriana e Renata Costa Marengo, estavam acompanhadas da colega Quélita Aparecida da Silva, de 10 anos.
As três garotas não paravam de falar uma com a outra sobre a oportunidade de saber o que é um cinema, como seriam as imagens na tela grande e como elas iriam contar para as colegas de escola. “Todo mundo vai querer vir amanhã e na escola todo mundo vai saber que aqui teve cinema e que nós viemos”, disseram. Aos 42 anos, a funcionária pública Neide Tozetto abre um largo sorriso e acha graça de si mesma ao confessar que estava realizando um sonho ao se sentir em um cinema. Para ela, os filhos, os gêmeos de 9 anos, Fábio e Fabrício Tozetto Marchesine, eram privilegiados por conhecer uma sala de exibição tão cedo. “Todo mundo jantou cedo e se arrumou hoje pra vir ao cinema.
Não vejo a hora de começar o filme, eu conheço o Tony Ramos e a Glória Pires das novelas, mas não tenho idéia de como vai ser ver eles nesta tela enorme”, disse, exibindo o sorriso fácil mais uma vez e confirmando que não perde as outras noites por nada. Experiência marcante A experiência inédita de estar em um cinema também vai marcar a vida da família do funcionário público do cemitério da cidade, Marcelo de Lima Brito, que aos 29 anos foi pela primeira vez ao cinema com a esposa e o filho de 8 anos. “Eu gosto de sair com a minha família e vir em um cinema com a família é coisa de gente rica e hoje nós estamos aqui como se fôssemos eles e o melhor já estão distribuindo a pipoca que também é de graça”, pontuou, acrescentando que vai voltar nas outras noites de bicicleta como fez nessa sexta-feira.
A esposa, a gari Elaine Cristina Pereira de Souza, de 27 anos, estava eufórica e revelou que sempre morou em cidades do interior do Estado, onde nunca teve cinema e para ela é novidade a enorme tela e os personagens em tamanhos gigantes. “Adorei a oportunidade de ter cinema de graça na cidade e vou voltar nas outras noites para assistir aos filmes e namorar o esposo no cinema como ele vê nos filmes da TV. Vai ser emocionante estar no cinema com meu marido e meu filho e namorar meu esposo como as mocinhas fazem. Eu estou me sentindo importante”, disse.
O filho, o garoto Allax Brian de Souza Brito, de 8 anos, está pela primeira vez no cinema e revelou que a oportunidade ficará marcada porque verá um filme que quer tanto assistir. “Já vi a propaganda do filme A Era do Gelo e quero muito ver, acho que vai ser muito legal, mas acho que hoje também vai ser legal porque aqui nunca teve um cinema”, contou. Tímidas, mas com expectativas não menos ansiosas, as vizinhas da família Brito Souza, as irmãs Ana Paula e Leidele Alves da Silva, de 16 e 13 anos, contam que também andaram rápido com as bicicletas para não perderem a exibição. “Nós morávamos na fazenda e nunca fomos num cinema, mas agora nós vamos saber como é ver um filme nessa tela grande e tenho certeza que vai ser muito bom”, disse Ana Paula.
Projeto
O Projeto, que já foi visto por quase 3 milhões de pessoas em 400 cidades espalhadas por 8 Estados, é um festival de cinema itinerante com a proposta de levar cinema para os municípios que não possuem salas de exibição em funcionamento. Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, foi uma grata satisfação para toda a Diretoria do Sistema Fiems reunir nas duas primeiras cidades a receberem o Cine Sesi Cultural no Estado quase 11 mil pessoas em três dias de exibições de filmes de graça. “Esse projeto de responsabilidade social contribui para divulgar as ações do Sesi no Estado, mas do que nunca estamos cumprindo o nosso compromisso com as diversas comunidades do Estado na área de cidadania.
São projetos de extrema importância para a população, que tem a oportunidade de conhecer a força da indústria”, analisou Sérgio Longen, acrescentando que nas próximas cidades que receberão o Cine Sesi Cultural no Estado o sucesso de Terenos e Ribas do Rio Pardo deve se repetir. “Assim como Terenos, Ribas do Rio Pardo e São Gabriel do Oeste, onde muitas pessoas nunca foram ao cinema na vida, nos outros municípios também deve acontecer o mesmo”, disse, referindo-se a Rio Verde (15, 16 e 17 de outubro), Miranda (22, 23 e 24 de outubro), Ladário (5, 6 e 7 de novembro), Amambai (12, 13 e 14 de novembro), Ponta Porã (19, 20 e 21 de novembro), Rio Brilhante (26, 27 e 28 de novembro), Nova Andradina (3, 4 e 5 de dezembro), Bataguassu (10, 11 e 12 de dezembro), Aparecida do Taboado (17, 18 e 19 de dezembro), Chapadão do Sul (7, 8 e 9 de janeiro de 2011) e Costa Rica (14, 15 e 16 de janeiro de 2011).
A superintendente do Sesi, Maura Gabínio, reforça que os números alcançados em Terenos e Ribas do Rio Pardo são fantásticos e demonstram que a população soube se valer dessa oportunidade de lazer em família. “Essa oportunidade inédita foi coroada com sucesso graças à presença maciça da população. Com certeza, esse sucesso vai se repetir nas outras cidades do interior, já que se trata de uma novidade e nesta época do ano o clima do Estado proporciona noites agradáveis para que a população possa assistir cinema de graça acompanhado por pipoca também de graça”, declarou.
O produtor cultural do projeto, Cumbah Moreno, elogiou a receptividade do público nas cidades onde o Projeto já aconteceu. “As pessoas que acompanharam os três dias de exibição de filmes de graça ficaram agradecidas com a oportunidade. Foi uma estréia com chave de ouro do Cine Sesi Cultural em Mato Grosso do Sul”, avaliou, informando que durante as exibições também são servidas pipocas de graça para o público presente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.