FCMS exibe exposição “Incubadora Municipal Zé Pereira” na Casa do Artesão

>Vai até o dia 22 de novembro a exposição “Incubadora Municipal Zé Pereira”, na Casa do Artesão de Campo Grande. O evento integra o projeto “Exposições Temporárias 2010” da instituição cultural e. A Incubadora Municipal Zé Pereira, tem como principal objetivo oferecer condições às populações de baixa renda do município em participar de uma iniciativa de capacitação em produção a…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

>Vai até o dia 22 de novembro a exposição “Incubadora Municipal Zé Pereira”, na Casa do Artesão de Campo Grande. O evento integra o projeto “Exposições Temporárias 2010” da instituição cultural e. A Incubadora Municipal Zé Pereira, tem como principal objetivo oferecer condições às populações de baixa renda do município em participar de uma iniciativa de capacitação em produção artesanal com vistas à geração de renda, em especial da região do Popular que abrange os bairros: Popular, Sayonara, Zé Pereira, Bellinate, Aeroporto I e II, Pantanal, Favelas, Pulo do Sapo, Das Competições e Aeroporto

Vai até o dia 22 de novembro a exposição “Incubadora Municipal Zé Pereira”, na Casa do Artesão de Campo Grande. O evento integra o projeto “Exposições Temporárias 2010” da instituição cultural e. A Incubadora Municipal Zé Pereira, tem como principal objetivo oferecer condições às populações de baixa renda do município em participar de uma iniciativa de capacitação em produção artesanal com vistas à geração de renda, em especial da região do Popular que abrange os bairros: Popular, Sayonara, Zé Pereira, Bellinate, Aeroporto I e II, Pantanal, Favelas, Pulo do Sapo, Das Competições e Aeroporto.

A iniciativa é uma forma de se viabilizar empreendimentos a baixo custo, uma vez que as despesas do negócio são compartilhadas entre os participantes. Ela está voltada para o desenvolvimento social de comunidades carentes, e passa a ser um forte elemento aglutinador de programas voltados ao desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das populações desta região. A forma de atuação da incubadora é pioneira, com foco no empreendedorismo, cooperação e sustentabilidade dos núcleos produtivos de aprendizes. Geram produção e interação de processos produtivos e agregam valor ao produto, além de prepar o grupo para a gestão e práticas comerciais inerentes ao negócio.

A formação das oficinas de artesanato são nas áreas de cerâmica, fibras naturais, madeira e bambu, papel artesanal, osso e chifre, mais tecelagem e confecção. Com este projeto os resultados já alcançados surpreendem pela qualidade dos produtos e pela agregação de identidades próprias culturais. Cidadãos que há bem pouco tempo, viviam sem perspectivas, hoje são empreendedores com horizontes abertos. O mais importante neste processo é que aprendem a não copiar os produtos, e sim entender o desdobramento criativo.

 A Casa do Artesão, unidade da FCMS, fica aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas e aos sábados das 8h às 12h, na rua Calógeras, 2050, centro. Mais informações na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, nos telefones 3316-9107 ou 3316-9152, ou na Casa do Artesão de Campo Grande no telefone 3383-2633.

Conteúdos relacionados