Estudantes participam da Semana do Trânsito em Ladário

  A Prefeitura de Ladário abriu oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, coordenada pela Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), nesta segunda-feira, 13 de setembro, com uma simulação de socorro feita por homens e duas viaturas do Corpo de Bombeiros, em frente ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. O resgate de uma “vítima de atropelamento” […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 

A Prefeitura de Ladário abriu oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, coordenada pela Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), nesta segunda-feira, 13 de setembro, com uma simulação de socorro feita por homens e duas viaturas do Corpo de Bombeiros, em frente ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. O resgate de uma “vítima de atropelamento” na rua Corumbá foi acompanhado de perto por estudantes da rede municipal, estadual e particular ladarense. A semana foi aberta pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, ao lado da diretora da Agemtrat, Laura Cavassa da Silva, autoridades civis e militares. “O trânsito brasileiro mata mais que as guerras, e por isso é importante esse momento para uma reflexão, para convencer os condutores que devem obedecer as leis, que não podem beber e sair dirigindo, que têm de ser responsáveis ao volante”, destacou o prefeito José Antonio.

A Semana Nacional do Trânsito vai até o dia 25 de setembro e até lá a Agemtrat faz diariamente palestras, oficinas e panfletagem nas escolas e nas ruas, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesta terça, 13, palestras e oficinas ocorrem na Escola Estadual Leme do Prado das 08h às 11h; quarta, 15, na Escola Municipal João Batista; quinta, 16, na Escola Municipal 17 de Março; e na sexta, 17, na Escola Municipal Francisco Sampaio.

O ponto alto da programação será o Passeio Ciclístico de Ladário, no sábado, 18 de setembro, a partir das 08h, com saída em frente ao Estádio Vicente Fortunato, passando pela avenida Getúlio Vargas, rua Riachuelo, avenida 14 de Março, rua Corumbá, até chegar ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. As inscrições para os participantes estão abertas na sede da Agemtrat (Ginásio Poliesportivo) das 07h às 17h. Quem participar concorrerá a sorteios de prêmios.

Cinto de Segurança

A diretora da Agemtrat, Laura Cavassa da Silva, destacou que o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

No Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizavam o cinto de segurança. O uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Conteúdos relacionados