Pular para o conteúdo
Geral

Estudantes participam da Semana do Trânsito em Ladário

  A Prefeitura de Ladário abriu oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, coordenada pela Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), nesta segunda-feira, 13 de setembro, com uma simulação de socorro feita por homens e duas viaturas do Corpo de Bombeiros, em frente ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. O resgate de uma “vítima de atropelamento” […]
Arquivo -

 

A Prefeitura de Ladário abriu oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, coordenada pela Agemtrat (Agência Municipal de Trânsito e Transporte), nesta segunda-feira, 13 de setembro, com uma simulação de socorro feita por homens e duas viaturas do Corpo de Bombeiros, em frente ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. O resgate de uma “vítima de atropelamento” na rua foi acompanhado de perto por estudantes da rede municipal, estadual e particular ladarense. A semana foi aberta pelo prefeito José Antonio Assad e Faria, ao lado da diretora da Agemtrat, Laura Cavassa da Silva, autoridades civis e militares. “O trânsito brasileiro mata mais que as guerras, e por isso é importante esse momento para uma reflexão, para convencer os condutores que devem obedecer as leis, que não podem beber e sair dirigindo, que têm de ser responsáveis ao volante”, destacou o prefeito José Antonio.

A Semana Nacional do Trânsito vai até o dia 25 de setembro e até lá a Agemtrat faz diariamente palestras, oficinas e panfletagem nas escolas e nas ruas, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Nesta terça, 13, palestras e oficinas ocorrem na Escola Estadual Leme do Prado das 08h às 11h; quarta, 15, na Escola Municipal João Batista; quinta, 16, na Escola Municipal 17 de Março; e na sexta, 17, na Escola Municipal Francisco Sampaio.

O ponto alto da programação será o Passeio Ciclístico de Ladário, no sábado, 18 de setembro, a partir das 08h, com saída em frente ao Estádio Vicente Fortunato, passando pela avenida Getúlio Vargas, rua Riachuelo, avenida 14 de Março, rua Corumbá, até chegar ao Ginásio Poliesportivo Hélio Benzi. As inscrições para os participantes estão abertas na sede da Agemtrat (Ginásio Poliesportivo) das 07h às 17h. Quem participar concorrerá a sorteios de prêmios.

Cinto de Segurança

A diretora da Agemtrat, Laura Cavassa da Silva, destacou que o tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é “Cinto de Segurança e Cadeirinha”. A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

No , em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizavam o cinto de segurança. O uso do cinto pelo condutor e pelo passageiro do banco dianteiro reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.Apesar disso,o mesmo estudo realizado pela SBOT indica que apenas 11% dos passageiros utilizam o cinto no banco traseiro.

Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação