Escritor francês copia trechos da Wikipédia em romance
O escritor francês Michel Houellebecq, um dos mais respeitados e aclamados pelo público e pela crítica, copiou parágrafos inteiros da enciclopédia online Wikipédia em seu último romance, La carte et le territoire (O mapa e o território), de acordo com o site Slate.fr. A obra chega às livrarias na próxima quarta-feira, 8 de setembro. Segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O escritor francês Michel Houellebecq, um dos mais respeitados e aclamados pelo público e pela crítica, copiou parágrafos inteiros da enciclopédia online Wikipédia em seu último romance, La carte et le territoire (O mapa e o território), de acordo com o site Slate.fr. A obra chega às livrarias na próxima quarta-feira, 8 de setembro.
Segundo o site, o fato não é negado pelos editores. “Houellebecq utiliza páginas oficiais como material literário bruto para integrar em seus romances depois de modificá-los”, afirmam. “Se algumas citações podem aparecer de forma textual são apenas citações curtas que em nenhum caso podem ser considerados como plágio”, acrescentam.
Os parágrafos identificados como copiados, segundo o Slate.fr, correspondem à descrição de uma mosca doméstica, da cidade de Beauvais e do político francês Frédéric Nihous.
Os proprietários da Wikipédia reconhecem a cópia, ainda que considerem difícil que se possa chegar aos tribunais já que as definições da enciclopédia online são redigidas pelos próprios leitores, na maior parte das vezes de forma colegiada, o que dificulta encontrar um único autor.
E a Wikipédia não parece ter sido a única fonte de inspiração do conhecido escritor, que segundo o site Slate.fr, copiou do site oficial do Ministério do Interior a descrição do trabalho de um comissário de polícia e, de uma página turística, a descrição de um hotel em Nice.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bêbado, motorista é preso após bater em semáforo em frente ao Batalhão de Trânsito em Campo Grande
Frente do veículo ficou destruída após a batida no início da manhã deste domingo (15)
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.