Encontro debate resgate das origens culturais dos países do Mercosul
A primeira reunião da Diversidade do Mercosul Cultural, encerrada hoje (6) no Rio de Janeiro, destacou o resgate das origens culturais que vem ocorrendo no continente, sobretudo em países que passaram por ditaduras e que hoje são comandados por governos populares. “Os quatro países que se apresentaram hoje, no Encontro da Diversidade Cultural – Brasil, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A primeira reunião da Diversidade do Mercosul Cultural, encerrada hoje (6) no Rio de Janeiro, destacou o resgate das origens culturais que vem ocorrendo no continente, sobretudo em países que passaram por ditaduras e que hoje são comandados por governos populares.
“Os quatro países que se apresentaram hoje, no Encontro da Diversidade Cultural – Brasil, Equador, Paraguai e Uruguai – estão fazendo a mesma coisa. Ou seja, valorizando as camadas sociais invisíveis para as políticas públicas culturais”, disse o secretário de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MINC), Américo Córdula.
A valorização dos povos e a questão de gênero, das políticas para juventude, para idosos e para a diversidade sexual constituem um trabalho comum nessas nações, afirmou Córdula. “Há hoje uma conscientização desses países e programas semelhantes. Aqui no Brasil, temos os Pontos de Cultura; no Uruguai, as Oficinas de Cultura; o Paraguai também está implantando os Pontos de Cultura; no Equador, há uma preocupação com a memória e as universidades indígenas.”
O secretário disse que os projetos estão correndo paralelamente. Segundo ele, a troca de ideias é importante porque “todos estão indo para um caminho semelhante nas suas dinâmicas”. O encontro também foi ma oportunidade para que o público tomasse conhecimento do que está ocorrendo em termos de políticas culturais na América do Sul.
Córdula ressaltou que um dos pontos de consenso é a realização de um encontro da diversidade cultural no âmbito sul-americano. “Vai ser um desafio enorme. Uma das propostas é essa, além do mapeamento, para resolver a questão da fronteira cultural”. Foi sugerida a criação de fóruns e reuniões nas fronteiras dos países do continente. As propostas serão levadas para a reunião de ministros da Cultura do Mercosul, que ocorrerá em dezembro próximo, no Brasil.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.