Eleição indireta ao governo do DF terá sete candidatos
A Câmara Legislativa do DF impugnou nesta terça-feira duas chapas inscritas para eleição indireta ao governo distrital. Após reunião da Mesa Diretora, foram rejeitadas as candidaturas dos nanicos PRTB e PSL, que não entregaram a tempo a papelada exigida. No total, sete partidos concorrem à eleição indireta. Os deputados distritais decidiram flexibilizar as regras para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara Legislativa do DF impugnou nesta terça-feira duas chapas inscritas para eleição indireta ao governo distrital. Após reunião da Mesa Diretora, foram rejeitadas as candidaturas dos nanicos PRTB e PSL, que não entregaram a tempo a papelada exigida.
No total, sete partidos concorrem à eleição indireta. Os deputados distritais decidiram flexibilizar as regras para o pleito que acontece no sábado (17). Pelo acordo, qualquer chapa que estivesse em situação regular para eleição de outubro poderá concorrer ao mandato-tampão de governador.
“A eleição indireta é uma situação nova, que ninguém tinha como prever. Consultamos o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral e a Procuradoria da Câmara e decidimos flexibilizar as regras”, afirmou o presidente da Câmara distrital, deputado Cabo Patrício (PT).
No primeiro prazo dado para inscrição das chapas, dez coligações apresentaram candidatos. Todos os partidos apresentaram irregularidades, que foram corrigidas. Além da impugnação de PRTB e PSL, o PSDC desistiu de concorrer.
O novo governador do DF será escolhido pelos 24 deputados distritais, após a cassação em fevereiro do governador José Roberto Arruda (sem partido). O escolhido comandará o governo do DF até o fim do ano.
Segundo o presidente da Câmara, Arruda –solto ontem depois de dois meses de prisão– não influenciará nas eleições. “Ele não tem mais o poder que tinha, não tem mais o governo e não tem mais base aliada”, disse Cabo Patrício.
Das sete chapas, cinco partidos têm representantes na Câmara Legislativa. Na prática, a eleição indireta dificilmente será definida em primeiro turno, caso esse cenário se confirme.
Como o segundo turno também acontece no sábado, os deputados distritais já articulam nos bastidores para costurar um consenso mínimo para escolher o novo governador. Até sábado, algumas chapas devem desistir da candidatura –como já aconteceu com o DEM e PSDB
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Prepare o guarda-chuva: previsão é de muita água para este fim de semana no Estado
Apesar de chuvas intensas, termômetros chegam a 34°C em algumas cidades do Estado
Moradora de condomínio de luxo em Dourados denuncia furto de anéis de ouro
Uma das funcionárias é apontada como como suspeita
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.