Por sua topografia plana a cidade de Dourados favorece o uso de bicicletas. Cerca de cem mil destes veículos circulam diariamente pelas ruas e os candidatos aproveitando este aspecto estão contratando ciclistas para fazer a propaganda de suas propostas em substituição aos tradicionais “carros de som”.

O jornalista Abílio Pietramale afirmou que “em tempos de políticos ficha limpa nada melhor do que fazer campanha com propaganda limpa”. Ele se refere ao fato das bicicletas não usar combustíveis e não poluir o meio ambiente.

Abílio foi contratado por um candidato a deputado federal e durante seis horas por dia circula por vários bairros de Dourados levando as propostas do seu contratante. Abílio também distribui para os eleitores materiais de campanha como adesivos, santinhos e panfletos.

O cabo eleitoral de bicicleta, segundo Abílio, custa a metade do preço pago a um carro de propaganda volante. Esta é a quinta campanha eleitoral que o jornalista participa utilizando sua bicicleta.

Abílio apresenta o programa “Caminhos da Bike” no canal de TV a cabo de Dourados e durante muitos anos foi adepto do “bike Trial” e atualmente faz palestras nas escolas sobre atividades esportivas já que também é professor de Educação Física. Assim como Abílio dezenas de outros ciclistas foram contratados por candidatos. Enquanto Abílio leva uma aparelhagem de som e um microfone enquanto os demais “cabos eleitorais ciclistas” apenas circulam carregando placas gigantes com os nomes dos candidatos.

Na bagagem de Abílio além da propaganda eleitoral tem uma maquina fotográfica e uma filmadora para registrar tudo o que acontece nas ruas. O jornalista também atua como “vídeo repórter” e tudo o que registra durante as seis horas diárias de propaganda eleitoral é vendido para jornais e emissoras de TV e rádio de Dourados e de outras cidades.

Abílio agora procura um candidato a deputado estadual para contratar os seus serviços publicitários. “Apenas um lado da minha bike tem propaganda”, disse o jornalista que chega até a dar autógrafos para as crianças já que a “parafernália” montada em sua bicicleta chama muito a atenção das pessoas por onde passa”.