Doença é altamente contagiosa e vírus permanece mesmo após morte de animal

Altamente contagiosa, a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus, que atinge animais de cascos bipartidos, que é o caso de bois, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Segundo informações sobre a doença, mesmo após a morte do animal o vírus permanece vivo na medula óssea, o que faz a doença se espalhar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Altamente contagiosa, a febre aftosa é uma doença infecciosa causada por um vírus, que atinge animais de cascos bipartidos, que é o caso de bois, búfalos, ovinos, caprinos e suínos.

Segundo informações sobre a doença, mesmo após a morte do animal o vírus permanece vivo na medula óssea, o que faz a doença se espalhar rapidamente no rebanho.

Os animais contagiados apresentam os primeiros sintomas com febre alta, que podem fazer surgir aftas na boca, na gengiva ou na língua e principalmente feridas nos cascos nos úberes. Também apresentam perda de peso, retardo no crescimento, corrimento nasal, pelo sem brilho, queda na produção leiteira e menor eficiência reprodutiva são alguns dos sintomas apresentados Essas feridas fazem com que os animais não se alimentem direito e podem provocar a morte do rebanho, especialmente os mais jovens.

O vírus é geralmente transmitido pelo leite, pela carne e pela saliva do animal doente.

Conteúdos relacionados