Dicas do Inmetro facilitam a compra adequada de brinquedos
A Cartilha Criança Segura – Dicas para Brincar com Segurança, elaborada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), lançada em março deste ano, pode ser retirada na Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro. No site da agência (www.aem.ms.gov.br) é possível baixar o material, para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Cartilha Criança Segura – Dicas para Brincar com Segurança, elaborada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), lançada em março deste ano, pode ser retirada na Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro.
No site da agência (www.aem.ms.gov.br) é possível baixar o material, para isso basta acessar “Informações ao Cosumidor” e “Cartilhas Educativas”. Ou clique aqui.
O material apresenta 18 páginas coloridas, personagens e uma história de fácil compreensão, assim como nos gibis. Orientar pais e responsáveis para a prática de consumo de produtos infantis é o principal objetivo da cartilha, que também indica brinquedos adequados para cada faixa etária (bebês de colo, bebês menores de 18 meses, crianças de 18 a 36 meses, de 3 a 6 anos, 6 a 9 anos, 9 a 12 anos e adolescentes).
A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul alerta que todo brinquedo deve ter o selo do Inmetro – aquele que atesta a conformidade de fabricação do produto. A ausência do selo significa que se trata de um produto ilegal, os chamados produtos piratas, que além de sua comercialização ser proibida, pode causar danos à saúde da criança.
Os brinquedos não devem ter pontas ou extremidades cortantes, partes ou peças pequenas que possam se desprender com facilidade e provocar acidentes. Também não podem ser fabricados ou pintados com material tóxico, uma vez que as crianças costumam desmontá-los, colocando-os, geralmente, na boca, no nariz e nos ouvidos, aumentando a probabilidade de riscos de asfixia, inalação ou intoxicação, o que pode transformar os brinquedos em verdadeiras armadilhas se não forem bem projetados para a faixa etária a qual se destinam.
Para ilustrar a importância deste assunto vale lembrar que em 2006 a multinacional Mattel teve de recolher do mercado a boneca Polly (fabricada até abril de 2005), devido à possibilidade de descolamento dos pequenos imãs contidos nas roupinhas das bonecas que poderiam ser ingeridos ou inalados pelas crianças e provocar sérias lesões.
O descuido pode levar pais a serem negligentes quanto à segurança de seus filhos. Por isto a AEM/MS reforça aos pais e responsáveis que respeitem as recomendações contidas nas embalagens dos brinquedos, especialmente a restrição de faixa etária e a presença do selo do Inmetro.
AEM/MS – A Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS) está localizada na avenida Fábio Zahran, 3231, Jardim América. Informações pelo telefone 3317-5779.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com atraso em cirurgias, sistema de refrigeração estraga e Santa Casa muda CTI do Trauma
Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.