Dia de Saúde leva 2 mil pessoas a Praça Ary Coelho
O dia de atividades da Campanha Nacional de Qualidade de Vida na Praça Ari Coelho já levou nesta manhã duas mil pessoas ao local, segundo estimativa dos organizadores do evento promovido pelo prefeitura de Campo Grande. Quem passa pelo local, pode aferir a pressão arterial, testar as condições físicas, fazer uma sessão de fisioterarapia, tomar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O dia de atividades da Campanha Nacional de Qualidade de Vida na Praça Ari Coelho já levou nesta manhã duas mil pessoas ao local, segundo estimativa dos organizadores do evento promovido pelo prefeitura de Campo Grande. Quem passa pelo local, pode aferir a pressão arterial, testar as condições físicas, fazer uma sessão de fisioterarapia, tomar vacina contra H1N1 e receber orientações variadas sobre saúde. As atividades terminam ao meio dia.
No aparelho chamado dinamômetro, a dona de casa Laura Miranda, 59 anos, se esforça para puxar a alavanca. “É pesado”, conta. O aparelho registrou a marca 40 para força lombrar. “É regular”, diz o acadêmico de Educação Física da Uniderp, Meckel Hiran.
Segundo ele, pessoas que não fazem atividade física ou que estão começando dificilmente superam a marca dos 40. O aparelho mede a força dos braços e da região lombar. Laura Mirada explica que participa do programa Viver Legal e fazia atividades físicas em seu bairro, Coophasul, três vezes por semana. “Agora, vamos fazer todos dias”, conta.
Os acadêmicos de Odontologia da Uniderp também marcaram presença no dia de atividades. Eles deram orientações sobre higiene bucal e prevenção ao câncer. O professor responsável Rodrigo Balejo levou 14 estudantes para a Praça. “Eles passam por treinamento e por uma avaliação antes de virem às atividades com o público”, informou.
Outra barraca bastante movimentada na praça central era da vacinação contra a gripe H1N1. Das 500 doses que a equipe da Secretaria de Saúde levou, 250 já tinham sido aplicadas até às 10h50.
Neste fim de semana, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) montou postos extras de vacinação contra a influenza H1N1. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e os sete centros regionais 24 horas localizadas nos bairros Vila Almeida e Coronel Antonino atendem a população a partir das sete horas da manhã até meia noite, ininterruptamente.
Três pontos estratégicos também recebem os técnicos da Sesau da “Estratégia nacional de vacinação contra o vírus da Influenza Pandêmica (H1N1) 2009”: Shopping Campo Grande das 10:00 às 14:00 horas; rua 14 de Julho com a rua Barão do Rio Branco em frente à loja Riachuelo das 7:00 horas às 18:00 horas e na Praça Ary Coelho das 7:00 horas ao meio dia.
Podem vacinar adultos com idade entre 20 a 29 anos que fazem parte do grupo prioritário da 3ª etapa, com meta estipulada de imunizar 142.051 pessoas. A Sesau ainda atende os grupos prioritários da 2ª etapa, são eles: gestantes (meta: 11.416 pessoas), portadores de doenças crônicas maiores de 60 anos (39.869 pessoas) e crianças de seis meses a um ano, 11 meses e 29 dias (19.224 pessoas).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.