Decon alerta a população sobre fraudes
Na semana do consumidor, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon) alerta a população sobre as principais fraudes existentes na compra e venda de produtos. A Decon atua em todo o Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Iagro, Vigilâncias Sanitárias municipais e Procons, priorizando a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na semana do consumidor, a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo (Decon) alerta a população sobre as principais fraudes existentes na compra e venda de produtos. A Decon atua em todo o Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Iagro, Vigilâncias Sanitárias municipais e Procons, priorizando a proteção e garantia dos direitos do consumidor.
Nesta semana em que o consumidor é lembrado, a Decon destaca seu papel na sociedade: “Uma vez confirmada a procedência da denúncia, instauramos o inquérito para averiguação dos fatos, em que se desenvolve todo o processo investigativo. A Decon atua quando se constata que existe crime e quando o consumidor foi enganado”, afirma Adriano Garcia Geraldo, delegado titular da Decon.
Segundo Adriano, o foco de fiscalização da delegacia está nessas principais irregularidades: qualidade e origem do combustível, comercialização de carne clandestina e venda de cigarros. “Os produtos de gênero alimentício têm que ter fiscalização, pois se há irregularidades pode colocar em risco a saúde do consumidor”, alerta o delegado, que avisa os consumidores: “Procurem sempre ver o prazo de validade e a forma de armazenamento do produto”, completa.
O alerta da delegacia é também em relação aos combustíveis. “Para os consumidores, procurem abastecer sempre no mesmo posto de gasolina e evitem promoções que oferecem tanto o preço menor e maior do que o normal”, conclui.
Segundo Adriano, a delegacia recebe diariamente diversas denúncias destacando-se as relacionadas no inciso IX, artigo sétimo da lei 8.137/90, em que se afirma que é crime vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo.
Para quem deseja denunciar, a Decon está localizada na rua 13 de junho, 930, esquina com a rua Maracaju. O atendimento é realizado das 7h30 as 17 horas. O telefone é 3316-9805, além do link para denúncia anônima pelo site www.pc.ms.gov.br.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.