De 220 candidaturas julgadas, TRE-MS barrou 2
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul avaliou 220 pedidos de registro de candidatura para estas eleições. Apenas duas foram barradas. Ainda faltam avaliar 152 pedidos. O órgão está fazendo sessões extraordinárias para limpar a pauta até a data de 5 de agosto. Ontem, o plenário do TRE-MS julgou e deferiu 44 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul avaliou 220 pedidos de registro de candidatura para estas eleições. Apenas duas foram barradas. Ainda faltam avaliar 152 pedidos. O órgão está fazendo sessões extraordinárias para limpar a pauta até a data de 5 de agosto.
Ontem, o plenário do TRE-MS julgou e deferiu 44 pedidos de registros de candidaturas. Foram aprovados os pedidos de candidaturas de André Puccinelli e Simone Tebet, ao governo do Estado, pela Coligação Amor, Trabalho e Fé (PRB, PTB, PMDB, PTN, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PMN, PTC, PSB, PSDB e PT do B).
Também foram deferidos os registros dos candidatos adversários pela Coligação A Força do Povo (PP, PDT, PT, PSL, PSC, PSDC, PV, PRP, e PC do B), José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT) e da sua vice Tatiana Azambuja Martins.
As duas candidatas a vice-governadora enfrentaram pedidos de impugnação. A coligação de Zeca contestou a candidatura de Simone Tebet alegando que ela responderia a processos em tribunais de contas. Mas, ela apresentou documentação comprovando que suas contas de sua gestão como prefeita de Três Lagoas estavam regulares.
Já a Procuradoria Regional Eleitoral pediu impugnação da candidata a vice de Zeca do PT alegando que ela não tinha comprovado seu desligamento da função de professora da UFMS no prazo exigido pela lei. Ela também apresentou documentação comprovando ter observado os prazos legais.
Contra Puccinelli e Zeca não havia pedidos de impugnação. No total, incluindo os julgamentos de hoje, o TRE-MS já processou 209 pedidos de registros de candidaturas mais os 11 registros de partidos e coligações que irão concorrer nestas eleições, totalizando as 220 avaliações.
Dos 372 pedidos de registro de candidatura apresentados neste ano, mais de 90 foram alvo de impugnação. A maioria por parte da Procuradoria Regional Eleitoral que constatou ausência de documentação em boa parte dos pedidos de registro.
Os dois pedidos de registros de candidatura indeferidos foram de Cibely Rabelo de Assis Abussafi, da Coligação A Força do Povo, e de Isoli Paulo Fontoura, da mesma coligação.
No caso de Cibely, o pedido não foi aceito por que ela não comprovou o registro do domicílio eleitoral de um ano antes da data da eleição, como a legislação eleitoral assim exige.
Já Isoli Fontoura tinha seus direitos políticos suspensos, situação que a Constituição Federal determina como impedimento para a concessão do registro de candidatura. Em ambos casos, não houve pedido de impugnação, foi o próprio TRE que constatou as irregularidades.
Na sessão de ontem, além dos candidatos ao governo, o TRE-MS confirmou a candidatura de nomes conhecidos da política local como Londres Machado (PR), Ary Rigo (PSDB), Youssif Domingos (PMDB), Paulo Corrêa (PR) e Maurício Picarelli (PMDB).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.