Cresce o número de jovens que solicitam o título de eleitor

O prazo final para a emissão da primeira via do título de eleitor é cinco de maio, mas os campo-grandenses já estão se adiantando. Na Central de Atendimento ao Eleitor registrou um aumento significativo na procura pelos serviços de alistamento, transferência e regularização eleitorais em comparação ao mesmo período do ano passado. A maioria desses […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O prazo final para a emissão da primeira via do título de eleitor é cinco de maio, mas os campo-grandenses já estão se adiantando. Na Central de Atendimento ao Eleitor registrou um aumento significativo na procura pelos serviços de alistamento, transferência e regularização eleitorais em comparação ao mesmo período do ano passado. A maioria desses atendimentos é de adolescentes, entre 16 e 18 anos, que irão votar pela primeira vez.

A Central tem mantido um grande número de atendimentos, 6.700 só nos meses de janeiro e de fevereiro deste ano, contra 3.688 do ano de 2009, no mesmo período. Entre os jovens de 16 anos, foram 13 alistamentos nos meses de janeiro e fevereiro de 2009. Já no mesmo período de 2010, somam-se 256 novos títulos. Com os adolescentes de 17 anos, nos dois primeiros meses de 2009 tivemos 160 novos eleitores e no mesmo período de 2010, 701.

No Estado, os números não são diferentes. Nos mesmos meses de 2009, entre os jovens de 16 anos, foram 113 alistamentos contra 1.548 neste ano. No ano passado, com os jovens de 17 anos nos dois primeiros meses, 810 novos títulos foram feitos e, neste ano, 3.944 alistamentos. Lembrando que a obrigatoriedade do voto é a partir dos 18 anos, sendo este facultativo para os de 16 e 17 anos, e para os maiores de 70 anos.

Quem mudou de residência ou qualquer dado cadastral, deve também se dirigir até a Central para fazer a revisão ou uma atualização dos seus dados de eleitor. Também estão sendo realizados serviços de 2ª via do título e transferência. A Central de Atendimento ao Eleitor fica na rua José Alfredo Hardman, 180, rua lateral ao TRE-MS, no Parque dos Poderes.

Conteúdos relacionados