Comparecimento de mesários é obrigatório e falta sem justificativa pode causar até detenção

A convocação para ser mesário é feita por meio de envio de carta registrada, ou seja, e é preciso confirmar o recebimento. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é raro a pessoa não receber a carta. “Pode acontecer de a pessoa ter mudado de endereço e alguém receber a carta no lugar do eleitor, mas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A convocação para ser mesário é feita por meio de envio de carta registrada, ou seja, e é preciso confirmar o recebimento. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é raro a pessoa não receber a carta.

“Pode acontecer de a pessoa ter mudado de endereço e alguém receber a carta no lugar do eleitor, mas isso é muito raro de acontecer”, informou a assessoria.

De acordo com a assessoria a maioria recebe, pois é feito um controle via correios. Mas há aqueles que não querem trabalhar no dia das eleições. “Daí é necessário procurar o TRE e justificar a ausência. Às vezes a pessoa está trabalhando, precisa se ausentar ou sofreu um acidente”.

E o assunto é sério e aqueles que não justificam ou não dão satisfações à justiça eleitoral pode até ser penalizado. O não comparecimento tem implicações tais como multas ou mesmo detenção.

Só não podem ser convocadas pessoas ligadas às forças policiais, parentes de candidatos, ligadas à Justiça Eleitoral, menores de 18 anos,

Voluntário

Se há aqueles que não querem trabalhar, também existem os que gostam de ser mesário e mesmo assim não é convocado. Nesse caso, o eleitor pode procurar o cartório de origem, onde tirou o título de eleitor e se colocar à disposição da Justiça Eleitoral.

No Brasil mais de 1,5 milhão de pessoas irão trabalho no dia das eleições e em Mato Grosso do Sul são por volta de 24 mil eleitores que irão participar do pleito atuando como mesário, secretário de mesa ou mesmo presidente.

Eu sou mesário?

Caso o eleitor não tenha certeza se foi convocado ou esteja em dúvida, é só procurar o TRE. Na Capital, quem tem dúvida pode ligar para a 3327-1498 na Central de Atendimento do TRE. Quem tem acesso a internet também pode acessar o seguinte link: http://www.tre-ms.gov.br/el2010/convmesarios.html

Conteúdos relacionados