Começa hoje seminário de agroecologia em Corumbá

O 3º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul começa nesta quinta-feira (18), com palestra magna do pesquisador Moacir Roberto Darolt, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ele vai falar sobre os caminhos para a reconstrução da agricultura. Darolt foi presidente da comissão científica do último Congresso Brasileiro de Agroecologia. O evento acontece no […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O 3º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul começa nesta quinta-feira (18), com palestra magna do pesquisador Moacir Roberto Darolt, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ele vai falar sobre os caminhos para a reconstrução da agricultura. Darolt foi presidente da comissão científica do último Congresso Brasileiro de Agroecologia.

O evento acontece no anfiteatro Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, a partir das 8h30. As inscrições poderão ser feitas a partir das 7 horas, no local. Espera-se cerca de 400 participantes de todo o Estado. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MS) apoiam o evento.

Junto com o seminário acontece o 2º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul, a 4ª Mostra da Agricultura Familiar de Corumbá e a 2ª Feira de Sementes e Mudas de Corumbá.

Após a palestra de Darolt, acontece a mesa redonda “Transição Agroecológica”, com a participação de Jaime Miguel Weber, da Rede de Ação em Pesticidas (agrotóxicos) e suas Alternativas para a América Latina; Dejair Lopes de Almeida, da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) e Amauri Adolfo Silva, do CTA (Centro de Tecnologia Alternativa) da Zona da Mata (MG).

Na parte da tarde haverá apresentação dos trabalhos selecionados, em forma de pôster. Às 15 horas começam as 12 oficinas que foram programadas para o evento: café em bases agroecológicas, olericultura agroecológica, homeopatia animal, sistemas participativos de garantia, sistemas agroflorestais diversificados, alimentação animal na seca, educação agroecológica, acesso a mercados de produtos agroecológicos, fruticultura agroecológica, jovens rurais e agroecologia, homeopatia vegetal e plantas medicinais.

A maioria das oficinas acontecerá nas instalações da UFMS, mas quatro delas serão em outros pontos da cidade. À noite, como forma de confraternizar os participantes, será realizada a Noite da Seresta em Corumbá, na praça da Independência.

Segundo dia

Na sexta-feira (19), acontece às 8 horas a mesa redonda Produção Animal Agroecológica, com a participação de Evandro Massulo Richter, do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA); Elsio Figueiredo, da Embrapa Suínos e Aves e José Carlos Lobreiro, representando o CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul).

Depois de um rápido intervalo, às 10h15 começa a segunda mesa redonda, com o tema Comercialização de Produtos Agroecológicos. As palestras serão de Liziane Bonfim da Silva, da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol); Samuel Alves, operador do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab-MS e Bento Afonso de Souza, da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol-MS (Acodecol).

À tarde acontece mais apresentações de trabalhos em pôster e trabalhos grupais sobre “Estratégias para o Fortalecimento da Agroecologia em Mato Grosso do Sul”.

Haverá uma plenária às 16 horas e, em seguida, a votação da Carta Agroecológica de Mato Grosso do Sul.

A realização do seminário é da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Superintendência Federal de Agricultura-MS (Mapa), UFMS–Campus do Pantanal, Prefeitura de Corumbá e Unisol-Brasil– Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, Sebrae-MS.

A organização do evento conta com a participação da Estação Experimental do Campo, Fundação Terra Pantanal, Secaf (Consultoria e Assessoria para Agricultura Familiar), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Cisv (Comunità Impegno Servizio Volontariato), Ataac (Associação dos Técnicos em Agropecuária dos Assentamentos de Corumbá) e Prefeitura de Corumbá.

Conteúdos relacionados