Cartunista Glauco e seu filho serão enterrados neste sábado em SP
O cartunista Glauco e seu Filho Raoni serão enterrados na manhã deste sábado no cemitério Gethsêmani Anhanguera, em São Paulo. O corpo está sendo velado desde ontem (12) na igreja Céu de Maria, da qual ele foi fundador e que seguia o Santo Daime. Um cortejo deve deixar o local por volta das 9h. Glauco […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O cartunista Glauco e seu Filho Raoni serão enterrados na manhã deste sábado no cemitério Gethsêmani Anhanguera, em São Paulo. O corpo está sendo velado desde ontem (12) na igreja Céu de Maria, da qual ele foi fundador e que seguia o Santo Daime. Um cortejo deve deixar o local por volta das 9h.
Glauco e seu filho Raoni, 25, foram assassinado a tiros na casa da família, em Osasco (na Grande São Paulo). A casa fica ao lado da igreja Céu de Maria.
O principal suspeito, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, era conhecido da família e ainda não foi localizado. O delegado confirmou que o suspeito estava acompanhado de mais um homem, que dirigiu um Gol cinza usado na fuga, e não três, como foi informado inicialmente.
O suspeito, que já tem passagem na polícia por porte de entorpecentes, aparentava estar sob efeito de drogas durante o crime, disseram testemunhas.
Crime
Uma enteada de Glauco, que presenciou o crime, detalhou à polícia como o cartunista morreu. Além dela, o concunhado Douglas Pinheiro e outro vizinho que chegou à casa após o crime contaram o que viram.
Reprodução
Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, 24, apontado como autor dos tiros contra Glauco; testemunhas dizem que ele “delirava” quando atirou
Segundo as testemunhas, o suspeito chegou ao local e rendeu a enteada de 30 anos, que mora em uma casa no mesmo terreno. Glauco e a mulher Bia ouviram gritos, foram ao quintal, e começaram a conversar com Nunes.
Ele era conhecido da família por já ter frequentado a igreja Céu de Maria, que segue os princípios do Santo Daime e foi fundada por Glauco.
Segundo o relato das testemunhas, Cadu, como era conhecido o estudante, delirava e queria levar todos para a casa de sua mãe, em São Paulo, com o objetivo de afirmarem à mulher que ele era Jesus Cristo. Ele estava armado com uma pistola automática e uma faca.
Glauco tentou negociar com Nunes para ir sozinho, e chegou a ser agredido. De acordo com o delegado Archimedes Veras Júnior, responsável pela investigação, Glauco não reagiu.
No meio da discussão, porém, Raoni chegou ao local de carro. Em seguida, Cadu atirou contra pai e filho, mas os motivos ainda não foram esclarecidos. Os dois chegaram a ser atendidos no hospital, mas não resistiram e morreram.
“Ele [Raoni] não teve nem a chance de partir pra cima. Quando o Raoni chegou, o Cadu já estava atirando [em Glauco]”, disse Veras Júnior.
O suspeito fugiu em um Gol cinza dirigido por outro homem, ainda não identificado pela polícia, e ainda é procurado. Cadu deve ser indiciados por duplo homicídio doloso (com intenção), e o outro deverá responder por envolvimento no crime.
O pai e o avô de Nunes prestaram depoimento à polícia e disseram que o jovem usava drogas e tinha problemas psicológicos, mas não era agressivo. À polícia, disseram que Glauco era homem bom e dava conselhos ao jovem.
Carreira
Nascido em Jandaia do Sul, interior do Paraná, Glauco começou a publicar suas tirinhas no “Diário da Manhã”, de Ribeirão Preto, no começo dos anos 70.
Raphael Falavigna/Folha Imagem
O cartunista Glauco em foto de 2002
Relembre os personagens criados pelo cartunista Glauco
Em 1976, foi premiado no Salão de Humor de Piracicaba e, no ano seguinte, começou a publicar seus trabalhos na Folha de maneira esporádica. A partir de 1984, Glauco passou a publicar suas tiras regularmente no jornal.
Entre seus personagens estão Geraldão, Cacique Jaraguá, Nojinsk, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Doy Jorge, Ficadinha, Netão e Edmar Bregman, entre outros.
Em 2006, ele lançou o livro “Política Zero”, reunião de 64 charges políticas sobre o Governo Lula publicadas na página 2 da Folha.
Glauco também era líder da igreja Céu de Maria, ligada ao Santo Daime e que usa a bebida feita de cipó para fins religiosos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.