Na noite desta segunda-feira (13) o caos tomou conta do Hospital Santa Helena, em Nova Andradina. Diversas pessoas se aglomeravam em frente ao hospital, na recepção e nos corredores internos.

Apenas um médico fazia o atendimento de todos os pacientes, o que gerava demora de horas para que os eles fossem consultados. Conforme o médico Dr. Eduardo Munhoz, que juntamente com sua equipe fazia o plantão no local, a situação é insuportável já ha muito tempo.

A equipe do site Nova News esteve no Hospital Santa Helena por volta das 22h00 e pode perceber o grande número de pessoas revoltadas com que eles classificaram como “descaso”. “Cheguei aqui à tarde, agora já passa das dez da noite e estou sem previsão de atendimento”, disse uma mulher que estava na frente do hospital.

Uma outra senhora, que já estava no interior da unidade, disse à nossa reportagem que levou seu filho até o hospital por quê ele que estava com muita dificuldade para respirar. Ela disse que chegou ao local por volta das 18h30 e recebido o atendimento por volta das 22h.

“A secretaria de Saúde está muito ‘barrela’, onde já se viu um hospital desses só com um médico? Idosos lá fora esperando por várias horas, mães com crianças de colo, sem nenhuma prioridade. Lá na secretaria de Saúde até requisição de exame a gente não consegue se não pressionar o secretário. Isso já me aconteceu várias vezes”, relatou a mãe, com uma criança de menos de um ano nos braços, recebendo inalação.

A nossa equipe constatou e registrou, por meio de fotos, o esforço de enfermeiras e técnicas de enfermagem nos primeiros atendimentos aos pacientes que estavam na recepção do hospital, uma vez que, no sei interior a situação estava precária. Fotos no internas da unidade não foram permitidas.

Munhoz lamentou o que ele chama de “abandono por parte da secretaria municipal de Saúde. O sistema de saúde de Nova Andradina está doente. Desde a gestão do antigo secretário de Saúde nós reivindicamos dois plantonistas, agora foi feita novamente a reivindicação ao novo secretário é até o momento nada foi feito. Estamos contando com a ajuda do Dr. Modesto que ao lado do Dr. Guimarães tem feito um valioso trabalho neste hospital durante o dia, porém à noite o caos toma conta desse lugar. Toda noite é assim, pessoas amontoadas em frente ao hospital, corredores lotados e apenas um plantonista para atender a mais de 60 pacientes, isso só durante a noite. Por dia são mais de 120 atendimentos. Estamos atendendo em regime de urgência, dependendo do caso. Infelizmente, a pessoa volta pra casa sem receber orientação médica, para que um paciente mais grave possa entrar no seu lugar”, desabafou o médico, que acrescentou: “Nós já recebemos inclusive uma intimação do CRM (Conselho Regional de Medicina) dizendo que devem ser colocados mais dois médicos aqui, mas, até agora, nada”.

O médico disse ainda que a alegação da secretaria de Saúde é que não existem médicos disponíveis. No entanto, para ele, “médico é igual peixe. Se a isca for atrativa ele vem, para contratar novos médicos basta oferecer um salário decente que eles se dispõem a trabalhar”, disse.

Finalizando, Eduardo afirmou que só está no hospital em consideração e respeito ao Dr. Guimarães e Dona Dalva, pois “se não fosse isso, já teria abandonado o Santa Helena”.

Durante a permanência da reportagem no hospital, várias pessoas abordaram a nossa equipe manifestando total descontentamento com a situação. Algumas prometeram, inclusive, se dirigir nesta terça-feira (14) até a secretaria de Saúde de Nova Andradina para cobrar providências.

O Santa Helena é único Hospital credenciado para atender a população através do SUS, (Sistema Único de saúde). O governo do estado e a prefeitura municipal deverão entregar, em breve, o novo hospital regional, que está praticamente pronto.