Campanha contra febre aftosa começa em MS na sexta

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na sexta-feira (1º) e deve imunizar 17,3 milhões de búfalos e bovinos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. Em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas da Zona de Alta Vigilância (faixa de 15 km localizada na fronteira do estado com o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa na sexta-feira (1º) e deve imunizar 17,3 milhões de búfalos e bovinos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima. Em Mato Grosso do Sul, os pecuaristas da Zona de Alta Vigilância (faixa de 15 km localizada na fronteira do estado com o Paraguai e a Bolívia) também devem vacinar o rebanho.

A imunização segue até o dia 31 de outubro. Em Rondônia, a campanha será realizada de 15 de outubro a 15 de novembro.

Hoje, 89% dos bovinos e búfalos estão em áreas consideradas livre de febre aftosa com ou sem vacinação. No país, 14 estados e o Distrito Federal possuem o status de zona livre com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Santa Catarina é a única Unidade da Federação reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como livre de febre aftosa sem vacinação.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que causa febre e vesículas (bolhas) na boca, narinas, focinho, tetas e pés dos animais de casco fendido. As principais espécies suscetíveis são bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos.

Conteúdos relacionados