“Buzinaço” no rio Paraguai marca fim da temporada de pesca em Corumbá
Um “buzinaço” no rio Paraguai marcou o fim da temporada de pesca em Corumbá na manhã desta sexta-feira, 05 de novembro. A partir de hoje, para garantir a reprodução do estoque pesqueiro, a pesca está proibida nos rios pantaneiros. A proibição vai até 28 de fevereiro. Sete barcos-hotéis participaram do ato que aconteceu em frente […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um “buzinaço” no rio Paraguai marcou o fim da temporada de pesca em Corumbá na manhã desta sexta-feira, 05 de novembro. A partir de hoje, para garantir a reprodução do estoque pesqueiro, a pesca está proibida nos rios pantaneiros. A proibição vai até 28 de fevereiro. Sete barcos-hotéis participaram do ato que aconteceu em frente ao Porto Geral.
Na avaliação da presidente da Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo (Acert), Joice Santana Marques, a temporada de pesca que terminou na quinta-feira, dia 04, teve saldo positivo, embora a categoria esperasse um fluxo mais expressivo. “Foi um ano favorável, mas não superou as expectativas. Teve Copa do Mundo; eleições e isso influencia um pouco no movimento”, disse a dirigente a este Diário.
Para 2011, a perspectiva é otimista. “As agendas já estão sendo marcadas. Vamos trabalhar trazendo o pesque e solte forte para 2011, com as empresas dando desconto para quem não levar o peixe e praticar o pesque e solte no Pantanal. É uma nova visão para 2011”, antecipou Joice.
A presidente da Acert destacou que o período de proibição é usado, pelas empresas, para completa manutenção nos barcos. Depois disso, muitos devem trabalhar – até a reabertura da pesca – com o turismo contemplativo. “Os barcos-hotéis estão aí, para nesse final do ano, fazer um turismo ecológico, um jantar a bordo para que a população use nossas embarcações, para o turismo ecológico com um cruzeiro no Pantanal.”, argumentou.
Diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Carlos Porto acompanhou o “buzinaço”. Ele destacou que a partir de agora o setor turístico pode trabalhar o turismo ecológico. “Hoje é o reconhecimento que temos um produto definido; claro e colocado na prateleira brasileira do destino de pesca. Corumbá cada vez mais se consolida com isso. Estamos conversando com o segmento para que os barcos fiquem à disposição para turismo ecológico. Com um cruzeiro pelo rio Paraguai até a Serra do amolar, por exemplo”, finalizou.
Corumbá conta com 21 barcos-hotéis com capacidade para 400 pessoas. De acordo com a Superintendência de Turismo de Corumbá, em 2009, cerca de 60 mil pessoas visitaram o município, sendo que 50% delas somente para pescar. Os números deste ano ainda são apurados.
Estoque pesqueiro
Durante os oito meses em que a pesca ficou aberta na bacia do rio Paraguai, pescadores profissionais e amadores retiraram 157.309 quilos de peixes, regularmente vistoriados pela Polícia Militar Ambiental (PMA) local. A pesca amadora foi responsável pela maior quantidade: 93.792 quilos de pescado. Por sua vez, a pesca profissional retirou 63.517 quilos dos rios pantaneiros. A PMA corumbaense ainda apreendeu 1.407 quilos de pescado capturados irregularmente.
Houve redução geral de quase 11% no volume de retirada de pescado em comparação com a temporada passada. Em 2009 foram retirados 176.014 quilos de pescado proveniente das pescas amadora e profissional. Confira um pouco do “buzinaço” no vídeo abaixo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.