Bolívia já pode exportar sêmen e embriões para o Brasil
Após o II Fórum Internacional Brasil-Bolívia, novas parcerias comerciais entram em vigor entre os dois países. O encontro aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no último mês de setembro. Organizado pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), com a participação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o II Fórum Internacional Brasil-Bolívia, novas parcerias comerciais entram em vigor entre os dois países. O encontro aconteceu em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no último mês de setembro.
Organizado pela Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu) e a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), com a participação de autoridades sanitárias dos países vizinhos, as discussões concluíram que a Bolívia poderá exportar sêmen e embriões bovinos para Mato Grosso do Sul e os demais Estados brasileiros, e não apenas importar.
De acordo com a diretora da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Maria Cristina Carrijo, que representou o governo do Estado Fórum, a Bolívia está apta a estabelecer este tipo comércio porque “possui animais de boa qualidade no entorno de Santa Cruz”.
Considerada a mais industrializada e desenvolvida da Bolívia, Santa Cruz de la Sierra é a capital do departamento de Santa Cruz, o mais rico do país. É também a cidade mais populosa e responde por mais de 30% do PIB boliviano.
“Não é possível no momento trazer animais vivos do país vizinho para o nosso devido aos métodos de sanidade. Mas já é um avanço estabelecermos a comercialização de sêmen e embriões congelados, desde que atendam aos protocolos de exigência sanitárias brasileiras, estabelecidos pelo Ministério da Agricultura”, afirma Carrijo.
No entanto, já se discute que o próximo passo do fórum internacional é buscar a liberação da exportação da Bolívia de reprodutores e matrizes em pé (vivos) para o Brasil, além da livre participação em feiras e exposições.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também participou da solenidade, representado pelo diretor do Departamento de Saúde Animal, Jamil Gomes de Souza.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Campo Grande amanhece chuvosa e MS permanece em alerta de tempestade
Previsão indica chuva intensa com vento e raios
De desmatamento a improbidade administrativa, MPMS arquiva 42 inquéritos civis
Interessados terão dez dias para juntar documentos aos autos
Seca que atingiu MS em 2024 invadiu 59% do território brasileiro e é a maior da história
Segundo o Cemaden, a seca severa que afeta o Pantanal começou em 2019 e persiste até hoje
Motociclista morre na Gunter Hans ao bater em meio-fio e ser arremessado por 11 metros
Motociclista não conseguiu parar, passou por cima da cabeça da vítima e fugiu do local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.