Atleta ladarense prepara sua estreia internacional no Sul-Americano

Ela já é conhecida como a pequena notável de Ladário. Com 1,44 metro e 44 quilos, se agiganta quando está em ação no dojo do clube Casa do Marinheiro (Camala), no 6º Distrito Naval, em Ladário, onde se prepara para disputar o Campeonato Sul-Americano de Judô, categoria Sub-15. O desafio está marcado para o dia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ela já é conhecida como a pequena notável de Ladário. Com 1,44 metro e 44 quilos, se agiganta quando está em ação no dojo do clube Casa do Marinheiro (Camala), no 6º Distrito Naval, em Ladário, onde se prepara para disputar o Campeonato Sul-Americano de Judô, categoria Sub-15. O desafio está marcado para o dia 05 de novembro, próxima sexta-feira, em Montevidéu, capital do Uruguai. “Será minha primeira competição internacional, quem sabe o começo do maior sonho, que é disputar a Olimpíada de 2016 no Brasil”, afirmou Larissa Rianne Farias.

Meio leve faixa marrom, de 14 anos, Larissa surge como o maior potencial do judô do Pantanal nos últimos anos. Defende a Camala de Ladário e o Colégio Adventista, de Corumbá, mas nesta competição no Uruguai vai lutar pelas cores do Brasil. A responsabilidade aumenta, as despesas também, por isso Larissa pretende chamar a atenção de patrocinadores que possam ajudá-la a bancar passagem e hospedagem para Montevidéu. Metade das despesas está sendo bancada pela Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval. Em breve, Larissa será uma referência para novos atletas dentro do Projeto Forças no Esporte.

Defendendo o Colégio Adventista, de Corumbá, ela  ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares, em Fortaleza, capital cearense, com quatro vitórias. No Campeonato Brasileiro, em Goiânia,  conquistou a vaga para o Sul-Americano, sempre amparada pelo pai, Luiz Gustavo Farias, 3º Sargento da Marinha, um incansável batalhador em busca de recursos para garantir as viagens que se transformam em valiosas experiências na carreira da filha. Sem contar que, para se aprimorar, Larissa precisa treinar periodicamente em Campo Grande, onde o nível dos judocas é mais alto.

Larissa começou a treinar no clube Camala aos 5 anos de idade, como participante do Projeto Esporte é Vida. “Contamos atualmente com 58 atletas, e com certeza a Larissa é uma referência e ajuda a elevar o nível dos colegas”, analisou o treinador dela, o professor de Educação Física e de judô da Camala, Hamilton dos Santos Souza, 3º Sargento da Marinha. “Ela está pronta para disputar o Sul-Americano”, acrescentou.

Além de Ladário, Larissa tem grande afinidade com o Rio de Janeiro, onde já viveu de 2002 a 2008. Disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro defendendo o Rio em Natal, capital do Rio Grande do Norte, quando garantiu vaga para o Campeonato Sul-Americano de 2008. Não pôde competir porque teve uma lesão. No Rio, foi tricampeã estadual na sua categoria. Também já foi três vezes campeã de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados