ANJ e OAB reagem a críticas de presidente Lula à imprensa
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiram, neste domingo (19), às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa brasileira no último sábado (18). Por meio de nota, a ANJ afirmou que é “lamentável e preocupante” que o presidente manifeste desconhecimento em relação ao papel […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiram, neste domingo (19), às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à imprensa brasileira no último sábado (18). Por meio de nota, a ANJ afirmou que é “lamentável e preocupante” que o presidente manifeste desconhecimento em relação ao papel da imprensa em sociedades democráticas.
“O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem os governantes. Convém lembrar também, que ele jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores”, diz um trecho da nota.
As críticas de Lula foram feitas durante um comício em São Paulo, em que ressaltou que “o povo brasileiro não precisa mais de formadores de opinião”. “Nós somos a opinião pública”, afirmou.
Além da ANJ, a OAB também se manifestou sobre o assunto. O presidente nacional da Ordem, Ophir Cavalcanti, criticou as declarações de Lula, em Campinas. “É lamentável que o líder maior da nação tenha esse tipo de postura em relação à imprensa. Triste é o País que não tem liberdade de imprensa, que não pode expressar suas opiniões” ressaltou.
Cavalcanti também defendeu a liberdade de imprensa no Brasil. “A imprensa deve ser livre para fazer seu papel de denunciar. Ninguém gosta de receber críticas, mas deve saber ouvi-las e compreender que erros existem e devem ser corrigidos”, enfatizou. “Acima da Constituição, só Deus”, concluiu.
Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pela ANJ:
“É lamentável e preocupante que o Presidente da República se aproxime do final de seu segundo mandato manifestando desconhecimento em relação ao papel da imprensa nas sociedades democráticas. Mais uma vez, provavelmente levado pelo calor de um comício, o presidente Lula afirmou neste sábado, em Campinas, que “vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como partido político”, dizendo, em seguida, ainda referindo-se à imprensa, que “essa gente não me tolera”.
“É lamentável que o chefe de Estado tenha esquecido suas próprias palavras, pronunciadas no Palácio do Planalto, no dia 3 de maio de 2006, ao assinar a declaração de Chapultepec (um documento hemisférico de compromisso com a liberdade de imprensa). Na ocasião, ele declarou textualmente: “… eu devo à liberdade de imprensa do meu país o fato de termos conseguido, em 20 anos, chegar à Presidência da República do Brasil. Perdi três eleições. Eu duvido que tenha um empresário de imprensa que, em algum momento, tenha me visto fazer uma reclamação ou culpando alguém porque eu perdi as eleições.”
“O papel da imprensa, convém recordar, é o de levar à sociedade toda informação, opinião e crítica que contribua para as opções informadas dos cidadãos, mesmo aquelas que desagradem os governantes. Convém lembrar também, que ele jamais criticou o trabalho jornalístico quando as informações tinham implicações negativas para seus opositores”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.