Agepen realiza curso de defesa pessoal e gerenciamento de crises

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) inicia neste mês as capacitações em “Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional” e “Defesa Pessoal”, destinadas aos servidores penitenciários. Os cursos serão promovidos pela Escola Penitenciária (Espen) em parceria com a Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e com …

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) inicia neste mês as capacitações em “Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional” e “Defesa Pessoal”, destinadas aos servidores penitenciários.

Os cursos serão promovidos pela Escola Penitenciária (Espen) em parceria com a Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e com a Diretoria de Operações (DOP) e Divisão de Estabelecimentos Penais (DEP) da Agepen.

A qualificação em gerenciamento de crises tem início hoje (13) e prossegue até 3 de novembro; as aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 8 às 18h. Quarenta e duas vagas estão disponíveis para essa primeira turma.

A capacitação também será realizada para mais duas turmas, uma no período de 3 a 24 de novembro, e a outra com aulas a partir do dia 29 de novembro, totalizando 126 participantes.

Serão abordadas disciplinas como Direitos Humanos, Rotinas e Procedimentos Operacionais; Doutrina de Gerenciamento de Crises, Gerenciamento de Crises no Sistema Prisional; Plano de Contingência e Plano de Operações; Montagem do Plano de Contingência e Elaboração do Plano de Operações. A capacitação prevê a realização de aulas práticas nos estabelecimentos penais.

Já os treinamentos de defesa pessoal acontecerão três vezes por semana, pela manhã (das 8h30 às 9h30), com início previsto para o dia 19 deste mês e encerramento no dia 9 de dezembro, para 22 servidores. Outras cinco turmas já estão programadas para o ano que vem.

As vagas serão preenchidas conforme indicação dos diretores das unidades, atendendo às três áreas da carreira (Segurança e Custódia, Administração e Finanças, e Assistência e Perícia), de acordo com a disponibilidade das vagas, devendo atender a alguns critérios, entre eles não estar respondendo a processo administrativo.

Os editais com as informações gerais sobre os dois cursos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 7 de outubro, a partir da página 8. As fichas de inscrição estão disponíveis para download no site da Agepen, no campo destinado à Escola Penitenciária.

A Espen esclarece que mesmo tendo sido abertas vagas apenas para a Capital, servidores penitenciários de fora de Campo Grande também poderão se inscrever, desde que tenham disponibilidade de tempo e possam arcar com custos de estadia, transporte e alimentação. Já está em estudo a realização desses cursos em cidades do interior, a partir do segundo semestre de 2011.

Confira os editais:

http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7804_07_10_2010.pdf’1

Conteúdos relacionados