12 candidatos à presidência do Haiti pedem anulação da eleição
Doze dos 18 candidatos às eleições presidenciais do Haiti pediram em um comunicado conjunto o cancelamento do pleito deste domingo, 28, sob alegação de fraude generalizada. As eleições começaram em um clima de confusão generalizada. Muitos eleitores que foram votar não encontram seus nomes nas listas da Comissão Eleitoral. A principal candidata da oposição Mirlande […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Doze dos 18 candidatos às eleições presidenciais do Haiti pediram em um comunicado conjunto o cancelamento do pleito deste domingo, 28, sob alegação de fraude generalizada.
As eleições começaram em um clima de confusão generalizada. Muitos eleitores que foram votar não encontram seus nomes nas listas da Comissão Eleitoral. A principal candidata da oposição Mirlande Manigat, favorita nas pesquisas, já havia acusado o governo do presidente René Préval de fraudar a votação.
Segundo Mirlande, em vários postos de votação as urnas já estavam cheias antes da abertura dos colégios eleitorais. Ainda de acordo com a candidata, membros da comissão eleitoral teriam dormido nos locais de votação, o que é proibido pela lei.
As urnas abriram com uma hora de atraso. “Não sei se voltarei mais tarde. Pode não ser seguro. É por isso que as pessoas votam cedo”, disse o radialista Ricardo Magloire à agência Associated Press. Há denúncias também de pessoas votando diversas vezes em meio à desorganização.
O Haiti elege hoje o sucessor do presidente René Préval. Devastado pelo terremoto de janeiro, que deixou 200 mil mortos e 1,5 milhão de desabrigados, o país sofre atualmente com uma epidemia de cólera que já matou mais de 1,6 mil pessoas.
De acordo com a Comissão Eleitoral, 4,5 milhões dos 9 milhões de habitantes do país estão aptos para votar em um dos 18 candidatos à presidência. Serão escolhidos também 11 dos 30 membros do Senado e todos os 99 deputados que compõem a Câmara. O novo presidente terá a dura missão de reconstruir o país e fazer ajuda humanitária chegar aos haitianos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.