Vacinação anti-rábica será obrigatória em 11 municípios de MS
Segundo determinação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a vacinação anti-rábica em bovinos vai se tornar obrigatória em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, envolvendo uma população de 3.706.139 de animais. A imunização será exigida onde houve maior incidência da doença nos últimos 21 anos. A determinação foi baseada a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo determinação da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a vacinação anti-rábica em bovinos vai se tornar obrigatória em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, envolvendo uma população de 3.706.139 de animais. A imunização será exigida onde houve maior incidência da doença nos últimos 21 anos.
A determinação foi baseada a instrução normativa no nº 5 do Ministério da Agricultura, publicada em março. A medida obriga a imunização dos animais com idade igual ou superior a três meses em regiões consideradas áreas endêmicas. Uma portaria do Iagro deverá ser publicada ainda esta semana determinando a vacinação.
Segundo o coordenador da Campanha de Combate a Raiva em MS, dr. Ademar Mori, a portaria está sendo elaborada pelo Setor de Epidemiologia da agência estadual em conjunto com a Diretoria de Operações do órgão e ficará pronta em breve. “Falta definirmos uma data para a vacinação, ainda não sabemos se ela será realizada em novembro, junto com a vacinação contra a febre aftosa, ou em outro período”, declarou o coordenador.
Mori afirmou ainda que, de acordo com alguns estudos epidemiológicos realizados pelo Conselho de Sanidade Animal do Iagro, foi determinado que os municípios de Aquidauana, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito, Coxim, Corguinho, Bodoquena, Rio Verde, Rio Negro e Jardim terão que fazer a imunização.
“Nestas localidades o pecuarista será obrigado a vacinar contra a aftosa e agora contra a raiva, para obter a Guia de Trânsito Animal (GTA)”, afirmou. Sem a GTA o pecuarista não poderá fazer a venda ou trânsito do animal.
Mori disse ainda que o custo da vacinação contra a raiva é muito baixo. “Com o prejuízo causado com a morte de um bezerro é possível vacinar cerca de mil animais”, conclui Ademar. Somente no ano passado a raiva bovina matou oficialmente cerca de 500 animais no Estado, mas segundo o coordenador, na prática esse número é ainda maior.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.