Seminário de Direito para Jornalistas será encerrado hoje à noite

Termina hoje, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, o “Seminário de Direito para Jornalistas”. Durante o evento, que teve início na última segunda-feira, profissionais da área, acadêmicos e juízes estão discutindo os papéis da imprensa e da justiça na apuração e investigação de crimes e no processo eleitoral. Hoje, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Termina hoje, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, o “Seminário de Direito para Jornalistas”. Durante o evento, que teve início na última segunda-feira, profissionais da área, acadêmicos e juízes estão discutindo os papéis da imprensa e da justiça na apuração e investigação de crimes e no processo eleitoral.

Hoje, no encerramento do Seminário, será realizado um júri simulado, formado por comunicadores. A realização do júri foi programada para mostrar aos jornalistas como funciona o Judiciário.

COMPOSIÇÃO – O júri simulado vai contar com a participação de jornalistas “pré-convocados” para compor o Conselho de Sentença: apenas sete, dos trinta, farão parte do júri.

O homicídio a ser “julgado” pelos jornalistas aconteceu, segundo o juiz Júlio Roberto, há cerca de cinco anos na Santa Casa de Campo Grande: “A vítima foi um homem e o autor foi outro homem. O caso foi bastante divulgado na mídia na época. Isso é tudo o que podemos dizer agora, antes do julgamento”.

Embora os sete membros do Conselho de Sentença só sejam sorteados instantes antes do julgamento, os “advogados de defesa”, assim como os “promotores” já estão escalados. Serão promotores do caso os jornalistas Dante Filho e Maristela Brunetto e, como advogados de defesa, atuarão Josemil Arruda e Juliana Lanari.

Os jornalistas que atuarão como promotores receberam, nos últimos dias, contribuições e esclarecimentos do advogado Paulo Passos. Já os defensores do réu foram orientados por Fábio Trad.

Conteúdos relacionados