CEF lança financiamento para quem não pode comprovar renda
Os trabalhadores autônomos e informais têm agora duas opções para financiar a compra da casa própria. Os títulos de capitalização lançados pela Caixa Econômica Federal na última terça-feira e o consórcio, que será oferecido a partir do dia 1º de julho, não exigem comprovação de renda e qualquer pessoa pode adquirir um desses planos. Antes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os trabalhadores autônomos e informais têm agora duas opções para financiar a compra da casa própria. Os títulos de capitalização lançados pela Caixa Econômica Federal na última terça-feira e o consórcio, que será oferecido a partir do dia 1º de julho, não exigem comprovação de renda e qualquer pessoa pode adquirir um desses planos. Antes de decidir, no entanto, é preciso ficar atento às diferenças entre um e outro. Para os especialistas, o consórcio é a melhor opção.
– Não considero o título de capitalização um produto voltado para quem quer comprar uma casa. É apenas um tipo de aplicação que devolve um dinheiro que pode ser utilizado para qualquer outro bem – explica o vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade (Anefac), Miguel Oliveira.
Os títulos da Caixa, batizados de Casacap, oferecem planos com prestações que vão de R$ 50 a mil reais. Embora não exija comprovação de renda e ofereça a possibilidade de receber o prêmio no início do plano, os títulos não são tão vantajosos. O comprador pode ficar o plano inteiro sem ser sorteado, já que concorre com todo o Brasil pela Loteria Federal.
Consórcio – Como os outros produtos oferecidos pelo mercado, o consórcio da Caixa também não exigirá comprovação de renda. A principal vantagem em relação ao título de capitalização é que os sorteios são feitos entre os participantes de um pequeno grupo e não com todos os titulares do produto, como é o caso do título.
Mas o consórcio não será a salvação da lavoura. O consultor de finanças pessoais Mauro Halfeld lembra que o consórcio não livra a pessoa do aluguel enquanto não for premiada.
– É um produto razoável. Bom para quem tem sorte e é premiado no início e péssimo para quem tem azar e fica para o fim – diz Halfeld.
FGTS – Será possível também utilizar o saldo do FGTS nos lances do consórcio ou como complementação para aquisição da casa. Mas para Halfeld, isso não é exatamente uma boa notícia.
– Os lances com o FGTS devem ficar inflacionados já que muita gente vai contar com esse recurso – opina.
Jornal Extra
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.