Com um saldo de três vitórias e três derrotas, a seleção sul-mato-grossense de vôlei feminina sub-18 encerrou neste domingo (31) sua participação no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) da Primeira Divisão sub-18, realizada em Maringá-PR. A campanha garantiu a permanência de Mato Grosso do Sul na primeira divisão.

As vitórias vieram contra as seleções da Bahia, Espírito Santo e Maranhão, sendo esta última que garantiu a 5ª colocação para Mato Grosso do Sul. Já os reveses aconteceram diantedo Pará, Paraíba e Ceará.

Para o professor Samir Ismail, técnico da seleção de Mato Grosso do Sul, a equipe sofreu com a falta de experiência, porém obteve vitórias que garantiram a permanência na divisão

“Foi uma competição que nossas meninas sofreram com o emocional e a falta de experiência em competições nacionais, oscilamos nas partidas, mas vencemos ao menos um set em todas as partidas”, disse o treinador.

Segundo ele, os pontos positivos da participação foram a permanência na divisão e a experiência que as atletas levarão para as próximas disputas.

“Essa seleção tem um grupo que permanece para jogar a edição do ano que vem do Brasileiro Sub-18, provavelmente metade da equipe, então teremos uma renovação, mas com um grupo com experiência”, destacou.

Os resultados que garantira a permanência da seleção local na Primeira Divisão, porém, não logram o acesso à Divisão Especial, a principal no contexto desta competição.

Além dos citados, participaram ainda desta edição 2024 da Primeira Divisão as seleções de Roraima, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Próximas competições

O treinador destaca que agora sua atenção estará voltada para a participação de seu clube, o Associação Esportiva Campo Grande Vôlei, na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI).

“Representaremos o estado de Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro Interclubes em oito categorias – Sub-16, Sub-17, Sub-19 e Sub-21, masculino e feminino – neste campeonato onde teremos como adversários grandes equipes como o Minas, Flamengo e Pinheiros”, revelou o treinador.